Ministrantes | Universidade Feevale

Ministrantes

Geraldo Antônio Reichert
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Mestre em Engenharia pela UFRGS. Engenheiro Civil pela UFRGS. Engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre desde 1991 e professor do Curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade de Caxias do Sul - UCS. É coordenador nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e operação de aterro sanitário, gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, digestão anaeróbia, compostagem e avaliação do ciclo de vida em gestão de resíduos urbanos.
Daniel Brambillia Andriotti   
Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS (1996). Pós-graduação em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela FGV.   Vivência no planejamento, gestão estratégica e desenvolvimento de programas e projetos sociais. Atuação como facilitador na atividade de aproximação e relacionamento da empresa com seus ativos sociais, institucionais, stackholders e formadores de opinião. Análise e desenvolvimento de cenários e tendências proativas; diálogo com ativos sociais e órgãos ambientais para projetos de fábricas de celulose (processos de licenciamento para a expansão da base florestal (EIA/RIMA, audiências e reuniões públicas). Participação/representação em fóruns de discussão do setor, como Diálogo Florestal (RS e Brasil) e Comitês de Bacias Hidrográficas. Capacitação e gestão junto ao Programa de Capacitação e Certificação Florestal (Normas, Princípios e Critérios) – FSC e Cerflor. Participação em programas proativos de reversão de imagem (situações de conflito). Avaliação e monitoramento de impactos socioeconômicos em comunidades impactadas por atividades do setor de base florestal. Elaboração do plano de sustentabilidade, incluindo a coordenação de relatório anual e atendimento a investidores e clientes. Participação direta na interface da empresa com a agência de propaganda. Carreira Profissional: KLABIN RIOCELL S.A – Guaíba/RS, ARTEXPRESSA Comunicação LTDA, ARACRUZ CELULOSE S.A., CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE – Guaíba/RS.

Manuel Gonzales
Empresário de indústria de transformação e reciclagem de plástico. Assessor Técnico do SINPLAST para as áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com participação na elaboração da PNRS e do PERS-RS. Cursando Engenharia Ambiental e Sanitária na UNIRITTER.

Carlos Augusto Basso
Graduado em engenharia de produção pela UFRGS, tem artigos publicados no tema créditos de carbono e certificação ambiental; por quatro anos prestou consultoria financeira, redesenhando e otimizando processos nos departamentos de contabilidade. Atualmente controla custos e desenvolve projetos de empresas do grupo Embasul e CTS, explorando de maneira economicamente viável a vocação pró ambiental destas duas empresas.
Felipe Wisniseski Basso
Trabalha há 15 anos na gestão de resíduos sólidos na empresa CTS provendo destino sustentável de materiais recicláveis. Gere o setor comercial, de qualidade, de logística e de meio ambiente. Coordena o Sistema de Gestão Ambiental certificado na ISO 14001 atuando como auditor líder e análises de conformidade legal. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS, certificado auditor Líder pela Bureau Veritas e formado professional and Self Coaching pelo IBC.
Walter Akio Goya
Bacharel em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciência e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (2008), mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (2014). Trabalha desde 2011 com capacitação de cooperativas de catadores brasileiras na descaracterização, triagem e remanufatura de resíduos eletroeletrônicos.
Ana Maria Domingues Luz
Mestre strictu senso em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP (Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo). Possui curso de especialização em Educação Ambiental (Programas de Reciclagem) pela Boston University - Boston – EUA (1996/1997) e também em Economia Sustentável pelo Schumacher College (Devonshire, Inglaterra, 2005). Formada em Comunicações pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). Atuou na CETESB/SMA (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) entre 1992 e 2000, na área de Educação Ambiental, onde foi responsável pela elaboração, implementação e coordenação do programa de minimização de resíduos das duas instituições – Projeto Jogo Limpo -, em parceria com Araci Martins Musolino. Fundadora do Instituto GEA-Ética e Meio Ambiente, OSCIP com finalidades ambientais, em 1999, de que foi vice-presidente, de 1999 a 2003, e é a atual presidente, desde 2004.

Alfredo Felipe de Oliveira Schmitt - Formação em Química e Economia (UFRGS); Especialização em Polímeros Olefínicos (IMA UFRJ); Professor de Química do Colégio Militar de Porto Alegre; Atua no setor Petroquímico 2ª e 3ª geração há 35 anos; Diretor da FFS  Filmes, FFS  Films  America e FFS  Filmes Mexicana; Diretor do Instituto Nacional do Plástico (INP); Diretor da Associação brasileira da Indústria Plástica (Abiplast); Presidente eleito e reeleito  do Sindicato da  Indústria de Material Plástico do RS (Sinplast); Presidente eleito e reeleito da Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief); Presidente do 1º e 2º Congresso Brasileiro do Plástico.

Miguel Bahiense - Graduado em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em MBA profissional de Comunicação em Empresarial na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP/SP).
Atualmente ocupa os cargos de Presidente da Plastivida Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto do PVC e de Diretor Superintendente do INP - Instituto Nacional do Plástico, entidades que tem por objetivos promover a imagem dos plásticos através da divulgação para a sociedade e mercado, de suas qualidades técnicas, socioambientais, de normalização e qualidade, versatilidade e reciclabilidade.
Experiência nas questões ambientais que envolvem a cadeia produtiva dos plásticos e na área de marketing, comunicação e relacionamento com os diversos setores da sociedade, tais como mídia, Governo (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), formadores de opinião, Universidades, etc.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.