Apresentação
O LaVuRS - Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade da Universidade Feevale, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental, promovem o II Seminário Internacional LaVuRS - Um mundo sem fronteiras: eventos climáticos que nos unem. O objetivo do evento consiste em reunir especialistas de distintas áreas do conhecimento para dialogar sobre os desafios científicos, legais e sociais impostos pelas mudanças climáticas frente ao contexto de vulnerabilidade social das populações que sofrem com desastres.
Agende-se!
Carga horária: 3 horas.
Programação
19h30: Abertura – Equipe LaVuRS.
19h45: Palestra: "Mapeamento de risco integrando a componente de vulnerabilidade". Palestrante: Dr. Marcos Barreto de Mendonça.
20h10: Palestra: "Desastres naturales ambientales. Análisis desde los derechos fundamentales". Palestrante: Dr. Jorge Isaac Torres Manrique.
20h35: Palestra: “Vulnerabilidade social e os desafios impostos pelas mudanças climáticas”. Palestrante: Dra. Claudia Natenzon.
21h: Mesa redonda com discussão entre os palestrantes e interação com os participantes.
22h30: Encerramento.
Ministrantes
Dr. Marcos Barreto de Mendonça
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com mestrado e doutorado em Engenharia Civil (área de Geotecnia) pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Associado do Departamento de Construção Civil (Setor de Geotecnia) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor da graduação em Engenharia Civil e dos programas de pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) da COPPE/UFRJ, em Engenharia Ambiental (PEA) e em Engenharia Urbana (PEU) da UFRJ e do Programa de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Dr. Jorge Isaac Torres Manrique
Dra. Claudia Natenzon
Geógrafa de la UBA, Doctora en Geografía de la Universidad de Sevilla. Profesora titular regular e investigadora de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA/ Investigadora invitada de FLACSO. Ha trabajado para organismos públicos nacionales (DNOA, APN, CFI, CONICET, Defensa Civil, SAGPyA, SPAyDS) e internacionales (FAO, Politécnico de Milán, ALADI, BM, Universidad Internacional de Andalucía). Ha sido directora del Departamento de Geografía en la Facultad de Filosofía y Letras, entre 1988 y 1992. Como investigadora del Instituto de Geografía/ FFyL/ UBA dirige el Programa de Investigaciones sobre Recursos Naturales y Ambiente-PIRNA, desarrollando proyectos sobre aspectos geográficos de los recursos naturales, las áreas protegidas y el riesgo ambiental.
Investimento
Evento gratuito.