Ministrantes | Universidade Feevale

Ministrantes

Eduardo Rodrigues

Técnico em química pela Fundação Liberato (2013), graduando em engenharia de materiais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019.1). É sócio e fundador da Vital Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, atuando como seu diretor técnico. Possui experiência em ensaios e segurança funcional de produtos em instituto tecnológico. Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na área química, petroquímica e engenharia de materiais com ênfase em nano óxidos.

Eliana Weber De Menezes

Possui graduação em Química com menção honrosa de 1º lugar nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Mestrado (2005) e doutorado (2009) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de materiais inorgânicos e híbridos nanoestruturados, com textura e morfologia planejados, filmes finos, sistemas antimicrobianos e imobilização de enzimas.

Fernando Dal Pont Morisso

Possui graduação e licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de química orgânica, subárea de síntese orgânica. Atualmente é professor - pesquisador da Universidade Feevale, atuando principalmente na simulação de propriedades moleculares de nanomateriais e materiais, compostos orgânicos através de cálculos ab initio e na caracterização de produtos provenientes da cadeia produtiva do carvão vegetal.

Jason Jerry Atoche Medrano

Possui graduação e licenciatura em Física pela Universidad Nacional del Callao, Lima-Peru. Realizou estudos de mestrado em Ciência Inovação e Tecnologia para a Amazônia na Universidade Federal do Acre (2012-2014). Fez doutorado em Nanociência e Nanobiotecnologia na Universidade de Brasília (UnB) onde realizou pesquisa sobre síntese e caracterização de Nanopartículas magnéticas funcionalizadas por bicamadas para aplicações biomédicas. Possui conhecimento sobre: síntese de nanopartículas magnéticas; caracterização estrutural, morfológica; caracterização magnética de nanopartículas. Além de obtenção de nanoemulsões a partir do método de alta energia para testes em sistemas biológicos in vivo. Trabalhou na área de pesquisa em Física Médica, radiações ionizantes, proteção radiológica e simulação computacional utilizando método Monte Carlo –MCNB.

Juliana Hoch

Técnica em química pela Fundação Liberato (2013), graduanda em engenharia de materiais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018.2). É sócia e fundadora da Vital Engenharia de Materiais e Nanotecnologia e atua como diretora comercial. Trabalhou na área de meio ambiente e indústria petroquímica com remediação de áreas contaminadas. Tem experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos na área de engenharia de materiais com ênfase em polímeros.

Karine Modolon Zepon

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (2011) e doutorado em Química (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no Centre de Recherches sur les Macromolécules Végétales (CERMAV) em Grenoble, França. Nos últimos anos vem trabalhando no desenvolvimento de sistemas farmacêuticos de liberação modificada produzidos por extrusão a quente e casting, assim como no desenvolvimento de sistemas nanoparticulados poliméricos para liberação alvo de fármacos e na síntese verde e in situ de sistemas nanoparticulados metálicos para aplicação nas áreas médica, biomédica e farmacêutica. Entre 2016-2017 foi bolsista de Pós-doutorado Empresarial (PDI) do CNPq na empresa Austen Farmacêutica. É sócia e cofundadora da Phycea Cosméticos - start-up premiada em 2016 como uma das 100 mais inovadoras ideias do estado de Santa Catarina (operação Sinapse V) e pioneira no mercado nacional na elaboração de cosméticos à base de algas.

Luiza Abrahão Frank

Pesquisadora de pós-doutorado (CNPq) do Laboratório de Sistemas Nanoestruturados para Administração de Fármacos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Farmácia pela UFRGS (2012) e mestrado (2014) e doutorado (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS. Realizou parte do seu mestrado como pesquisadora visitante no Dipartimento di Scienze del Farmaco da Università degli Studi di Pavia, Itália (2012). Anteriormente trabalhou como pesquisadora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no Laboratório de Genética Médica (2008-2010) e no Laboratório de Hepatologia e Gastroenterologia (2010-2011), ambos na área de biologia molecular. Também tem experiência em farmácias de manipulação, na área de produção de medicamentos e cosméticos (2011-2012). Sua principal linha de pesquisa atual consiste no desenvolvimento de formulações nanotecnológicas para aplicação em mucosas.

Michelle Fraga

Possui graduação em Farmácia (2004), com ênfase em Análises Clínicas (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado (2007) e doutorado (2014) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-doutorado em Nanotecnologia e Terapia Gênica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta e coordenadora da pós-graduação de Farmácia Clínica na Farmácia Comunitária na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Nanotecnologia, Tecnologia Farmacêutica, Biologia Molecular, Genética, Biossegurança e Microbiologia.

Nara Regina De Souza Basso

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação de Engenharia e Tecnologia de Materiais, nas linhas de Materiais Poliméricos e Materiais Nanoestruturado. Tem experiência na área de Química, com ênfase em polímeros e aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores (polianilina e polipirrol), blendas e compósitos poliméricos, síntese de nanocompósitos, catálise, composto de coordenação.

Natália Neto Pereira Cerize

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012), na área de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, no Núcleo de BioNanoManufatura, responsável pelo Laboratório de Biotecnologia Industrial. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 - CA 87 no CNPq. Tem 19 patentes nas áreas de nanotecnologia, Bionanomanufatura, sendo 11 delas com empresas. Desenvolve projetos relacionados a sistemas nanocarreadores para ativos com aplicações em diversas áreas: farmacêutica, cosmética, veterinária, química, dentre outras. Tem experiência em Tecnologia Farmacêutica, atuando principalmente em: nanotecnologia, liberação controlada de ativos, nanoencapsulação, formulações cosméticas e farmacêuticas e processos químicos. Mais recentemente vem trabalhando em projetos relacionados à prospecção de microrganismos, ao desenvolvimento de bioprocessos, melhoramento genético, desenvolvimento de biossensores e prospecção de novas tecnologias.

Nathieli Bianchin Bottari

Possui graduação em Biomedicina (2013) e especialização em Análises Clínicas (2014) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). É mestre (2015) e doutora (2018) em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua nos setores de bioquímica experimental, parasitologia e enzimologia toxicológica.

Roberto Christ Vianna Santos

Possui graduação em Farmácia-Análises Clínicas pela PUCRS, especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ e mestrado em Biociências pela PUCRS. Doutor em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS/Universitat de Barcelona e pós-doutorado pela Universitat de Barcelona. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Editor-chefe do periódico Fungal Genomics and Biology. Avaliador Ad-Hoc de projetos de pesquisa da Agence Nationale de la Recherche - French National Research Agency - França, Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica - FONCyT - Argentina e Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica - CONICYT - Chile. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM e do PPG-Nanociências da UNIFRA. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase no estudo de atividades antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias de nanoestruturas e produtos de origem natural.

Tiago Moreno Volkmer

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e  doutorado pela mesma universidade. Cursou Pós-Doutorado no Georgia Institute of Technology (2014). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no Consejo Superior de Investigación Cientifica (CSIC) em Madri, na área de polímeros. Atualmente é coordenador do curso de Engenharia de Materiais no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Biocerâmicas, Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de combustão de materiais nanoestruturados, fosfato tricálcico, hidroxiapatita, electrospinning e nanopartículas poliméricas.

Vanusca Dalosto Jahno

Coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas e professora e pesquisadora da Universidade Feevale, atuando no Mestrado profissional em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais e no PPG em Qualidade Ambiental. Trabalha no desenvolvimento de polímeros biodegradáveis para áreas de biomateriais (medicina e odontologia) e agricultura, assim como no estudo de reaproveitamento e reciclagem em resíduos sólidos urbanos, nanorresíduos e a avaliação da degradação de materiais (in vitro em meios corpóreos simulados, intemperismo e em solo).

Wilson Engelmann

Graduado em Direito (1988), mestre (2000) e doutor (2005) em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor e coordenador Executivo do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde também é coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq/Unisinos). Avaliador 'ad hoc' do INEP/DAES. Temas preferenciais: hermenêutica filosófica, ética, direito natural, direitos humanos, direitos fundamentais, nanotecnologias, inovação tecnológica, Lei do Bem, PADIS, transformações jurídicas nas relações privadas, constitucionalização do direito privado e metodologia da pesquisa jurídica. Orientador de bolsista de iniciação científica PIBITI/CNPq, PIBIC/CNPq e FAPERGS.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.