Apresentação
A Jornada de Estudos intitula-se “A Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto” e relaciona-se às atividades do grupo de pesquisa, cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto, coordenado pelas professoras Juracy Ignez Assmann Saraiva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, e Regina Zilberman, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras, da UFRGS.
Agende-se!
Público-alvo: profissionais e acadêmicos das áreas de História, Letras, Pedagogia, Artes, Comunicação, Moda, Gastronomia e de outras áreas.
Dias: de 09 a 10 de agosto de 2018.
Horário: 09 de agosto – das 18h às 22h (quinta-feira)
10 de agosto – das 14h às 20h (sexta-feira)
Local: Universidade Feevale – Câmpus II, prédio Vermelho, Espaço Cosmos, 3º andar
Carga horária: 13 horas.
Carga horária: 13 horas.
Certificação: as declarações impressas serão disponibilizadas ao final do evento
Inscrição: as inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail pgprocessos@feevale.br, informando nome completo e instituição do participante.
Programação
Dia 09/08: noite
18h - Mesa-redonda: mediadora: Juracy Assmann Saraiva
18h10min - A “voluptuosidade do nada” em Memórias Póstumas de Brás Cubas – Bárbara Seger Zeni (UFRGS)
18h30min - O vestido preto de Sofia: estudando moda e fontes primárias em “Capítulo dos chapéus” – Bruna da Silva Nunes (UFRGS)
18h50min - Cultura dramática em Dom Casmurro, de Machado de Assis – Débora Bender (Universidade Feevale)
19h10min - Leitura de Dom Casmurro no Ensino Médio – Tatiane Kaspari (Universidade Feevale)
19h30min - Intervalo para café
20h - Caracterização de personagens machadianos por meio do vestuário – Cátia Silene Kupssinskü (Universidade Feevale)
20h20min - Importância da espacialidade na representação de personagens em contos machadianos – Simone Maria dos Santos Cunha (Universidade Feevale)
20h40min - Ficção de Machado de Assis e hibridismo sonoro – Denise Blanco Sant’Anna e Éderson de Oliveira Cabral (Universidade Feevale)
21h - O culto à juventude em contos de Machado de Assis – Janaína Peixoto (Universidade Feevale)
21h20min - Debate
Dia 10/08: manhã
9h - *Exposição da composição do grupo “A Ficção de Machado de Assis: Poética e Contexto” e planejamento de atividades futuras de divulgação das produções
10h - Intervalo
10h30min - Mesa-redonda 1: Mediador: Antônio Marcos Vieira Sanseverino (UFRGS)
10h30min - O projeto editorial do Jornal das Famílias e a ficção de Machado de Assis – Atílio Bergamini Junior (UFC)
10h50min - Machado de Assis e seus editores: em torno da propriedade literária e da consagração – Lúcia Granja (UNESP)
11h10min - A mulher negra e mestiça em obras de Machado de Assis – Marinês Andrea Kunz (Universidade Feevale)
11h30min - Debate
12h - Almoço
*Atividade destinada apenas aos membros do Grupo de Pesquisa
Dia 10/08: tarde
14h - Mesa-redonda 2: Mediadora: Regina Zilberman (UFRGS)
14h - O realismo tensionado: leitura da prosa ficcional machadiana – Antônio Marcos Vieira Sanseverino (UFRGS)
14h20min - Diálogo entre artes: posicionamento ético e estético de Machado de Assis em Dom Casmurro – Juracy Assmann Saraiva (Universidade Feevale)
14h40min - A obra de arte total de Machado de Assis – Marcelo Diego (Pesquisador independente)
15h - Debate
15h30min – Intervalo
16h - Mesa-redonda 3: Mediadora: Juracy Assmann Saraiva (Universidade Feevale)
16h - “Capítulo dos chapéus”: uma epopeia invertida – Paul Dixon (Purdue University)
16h20min - A sereníssima república – ética e política na última década da monarquia brasileira – Regina Zilberman (UFRGS)
16h40min - Debate
17h - Conferência de encerramento: A miscelânea machadiana: os estranhos objetos e criaturas das fábulas morais – K. David Jackson (Yale University)
18h - Debate
18h30min - Encerramento
18h35min - Visita à Universidade Feevale
20h - Saída para o jantar
Programação sujeita a alterações.
Documentos
Resumos
VisualizarMinistrantes
ANTÔNIO MARCOS VIEIRA SANSEVERINO
Professor Associado de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, pesquisador CNPq. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Membro do GT-Literatura e Sociedade, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras, atuando nas seguintes áreas: poesia moderna brasileira; Machado de Assis, ironia, alegoria e sociedade; ensino de literatura.
ATÍLIO BERGAMINI JUNIOR
Professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado-sanduíche na Yale University (CNPq). Pós-doutorado na Unicamp (Fapesp), com pesquisa sobre a circulação e leitura de romances no espaço transatlântico, entre 1840-1870. Pesquisa principalmente as seguintes entradas: Machado de Assis, história social da escravidão, história cultural, literatura e imprensa do século XIX.
BÁRBARA SEGER ZENI
Formada em Filosofia pela UFSC. Mestre em Letras pela PUC-RS, na área de Escrita Criativa. Interessada nas áreas de Filosofia da Arte (com ênfase em Filosofia da Literatura), Ontologia, História da Literatura Brasileira, teorias da ficção, teorias do riso e teorias da paternidade. Atualmente faz Doutorado em Letras na área de Escrita Criativa e graduação em Letras Português/Inglês ambos na UFRGS.
BRUNA DA SILVA NUNES
Licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Literatura Brasileira e doutoranda em Estudos de Literatura pela mesma instituição. Áreas de atuação e interesse: Literatura Brasileira, Teoria Literária, literatura e imprensa no século XIX, prosa machadiana, moda e sua representatividade literária no século XIX.
CÁTIA SILENE KUPSSINSKÜ
Doutoranda e Mestre (2014) em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Possui graduação em Moda pela mesma instituição (2010).
DENISE BLANCO SANT’ANNA
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale; Mestre em Educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, coordena o Programa Cultura na Comunidade: música e teatro, o Projeto de Extensão Movimento Coral e o curso de Especialização em Música: Ensino e Expressão, na mesma Universidade. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação musical, canto coral, formação de professores e artística-cultural.
ÉDERSON DE OLIVEIRA CABRAL
Éderson de Oliveira Cabral, assinatura Éder Cabral, é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade FEEVALE; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS. Possui experiência no ensino de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. Tem como área de concentração os seguintes temas: linguagem, atividade de trabalho, cultura, literatura brasileira, contextos específicos e aprendizagem.
JANAINA PEIXOTO KOWALSKI
Doutorado (em andamento) em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2017). Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2016). Tecnóloga em Cosmetologia e Estética pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2011). Possui pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior em Direito Processual Penal, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2004). Atualmente é professora da Universidade Feevale.
JURACY ASSMANN SARAIVA
Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, faz parte do grupo Relações Intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa e coordena o GT Teorias da narrativa, da ANPOLL.
K. DAVID JACKSON
Diretor de Graduação em Português na Yale University. Doutorado na University of Wisconsin-Madison (1973). Área de interesse: Literaturas Portuguesa e Brasileira; Camões, Machado de Assis, Fernando Pessoa; literatura modernista, vanguardista e inter-artes; Cultura portuguesa na Ásia; etnomusicologia.
LÚCIA GRANJA
Professora de Literatura e Cultura Brasileiras na UNESP (campus de São José do Rio Preto), Livre-Docente em Literatura Brasileira pela UNESP (2016), Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1997), Mestre em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1992), graduada em Letras pela UNICAMP (1986-1989). Mais tarde, realizou três estágios de pós-doutorado: PARIS/VERSAILLES (CHCSC, Université de Versailles à St. Quentin-en-Yvelines, 2012-2013); PARIS (Fondation Maison des Sciences de lHomme/Université Paris VII, Denis Diderot, 2008); LISBOA: Universidade Nova de Lisboa/Instituto Camões (1999). Pesquisadora da obra de Machado de Assis, especializou-se no estudo das crônicas do escritor e das relações entre Literatura e Jornalismo em sua obra.
MARCELO DIEGO
Graduado em Letras, habilitação Português-literaturas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e em Artes, habilitação História da Arte, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestre em Ciência da Literatura, com concentração em Literatura Comparada, pela UFRJ; é mestre e doutor em Espanhol e Português, com concentração em Estudos Luso-Brasileiros, pela Universidade de Princeton. É membro do Grupo de Pesquisa / CNPq “Relações Intertextuais na Obra de Machado de Assis” e da Rede Colaborativa Internacional / Princeton-USP “Raça e Cidadania nas Américas”.
MARINÊS ANDREA KUNZ
Possui graduação em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e doutorado em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). Foi Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, na Universidade Feevale, onde é professora titular. Atualmente, atua no Curso de Letras, bem como no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. É autora do livro Mosaico Discursivo: a representação de Jacobina Maurer em textos históricos, literários e fílmicos, além de capítulos de livros e de artigos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Semiótica, Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, cinema e ensino.
PAUL DIXON
Paul Dixon concluiu o doutorado na University of North Carolina em 1981 e leciona na área da literatura hispano-americana e brasileira na Purdue University, localizada no Estado de Indiana, sendo um estudioso da cultura brasileira e, mais especificamente, da obra de Machado de Assis. Suas publicações sobre Machado de Assis incluem Chocalho de Brás Cubas: uma leitura das Memórias Póstumas; Retired Dreams: Dom Casmurro, Myth and Modernity; Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia; e inúmeros artigos em periódicos dos Estados Unidos e do Brasil.
REGINA ZILBERMAN
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Romanistica - Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1976), e pós-doutorado no University College (Inglaterra) (1980-1981) e Brown University (EUA) (1986-1987). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Lecionou entre 2007 e 2010 na Faculdade Porto-Alegrense e, em 2010, no Centro Universitário Ritter dos Reis. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil.
SIMONE MARIA DOS SANTOS CUNHA
Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade FEEVALE (2018 - Bolsa Taxas CAPES-PROSUP), Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE (2012), Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Professora da Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Mello e do C.M.E.B.Oswaldo Aranha, m Esteio, R.S. No âmbito da pesquisa dedica-se a estudos sobre Machado de Assis e formação de leitores.
TATIANE KASPARI
Tatiane Kaspari é doutoranda e mestra em Processos e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale, e graduada em Letras - Português, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas voltam-se à análise de aspectos socioculturais em obras literárias. Atualmente, é bolsista PROSUP e participa voluntariamente do projeto "Texto literário: espaço de reflexão crítica e de formação do sujeito", que visa despertar a vocação científica e desenvolver a capacidade leitora de alunos da educação básica.
Investimento
Evento gratuito.
Realização
Coordenação: Profa. Dra. Juracy Ignez Assmann Saraiva e Profa. Dra. Regina Zilberman.
Promoção: Universidade Feevale - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - Proppex
Organização: Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, Mestrado Profissional em Letras e Grupo de pesquisa do CNPq: Ficção de Machado de Assis: Poética e contexto