Atividade Virtual - realizado totalmente de forma remota e online.
É de responsabilidade do inscrito acompanhar as informações encaminhadas via e-mail para acesso às atividades.
Apresentação
Inovação para o futuro do Serviço Público.
Que o mundo nunca mais será o mesmo você já sabe. Aliás, todos nós já sabíamos e acompanhávamos a intensidade das mudanças lá fora. Acompanhávamos das janelas dos nossos setores os avanços da tecnologia, a revolução dos dados, as mudanças radicais em setores que pareciam estáveis, a transformação completa de mercados sólidos. Porém, ao acordar e tomar aquela xícara de café antes de mover-se para a repartição, a sensação era que aquilo tudo poderia esperar. Como que entrando num portal mágico do tempo, nos tele transportávamos para uma outra época. Muitos acreditavam que seria papel da próxima geração transformar o futuro. A crença de que as mudanças seriam graduais, trazia a falsa sensação de que não teríamos rupturas. Eis que uma pandemia surgiu. Os efeitos trazidos pelo COVID-19 não permitem mais que a transformação seja linear, a mudança terá de ser exponencial, sob risco de entrarmos em um espiral de crises que nos levarão ao Caos.
Nada mais será como antes. O novo normal terá de ser construído rapidamente por todos e em todos setores da sociedade. Possuímos a chance de através de um processo de reflexão e ação coletiva, arrebentarmos tudo aquilo que estava equivocado, temos a chance de tirar as bolas de ferro dos nossos pés e fazermos dessa transformação um processo orgânico e continuo com impacto na vida das pessoas. As ferramentas para isso estão disponíveis, mas estranhamente ainda distantes da realidade do setor público. Não façamos como parte do time dos que desejam que tudo volte ao normal, pois isso será caminhar para o abismo. Sejamos líderes dessa mudança.
Esse é mais que um curso, é uma jornada que inicia no formato de um curso remoto e que possui o objetivo de compartilhar o conhecimento adquirido em 10 anos de inovação no setor público. O curso está dividido em dois módulos com 4 aulas cada. Cada módulo possui uma introdução e objetivos complementares. Aproveite o curso. Eu espero poder ajudar para que tuas ideias sejam colocadas no papel e depois gerem efeito nessa transformação.
Pré-requisito:
• O aluno precisa que o computador possua acesso à internet e que os programas nele instalados sejam compatíveis com os materiais do curso.
• É indispensável o uso de navegadores de internet compatíveis com Web-RTC, como Google Chrome para Windows, Linux e Android, ou Safari para iOS e MacOS. Em relação aos programas, se faz necessário um leitor de arquivos em formato PDF e pacote Microsoft Office. Todos os programas, Navegadores de Internet e Sistemas Operacionais devem estar atualizados para a última versão.
• Recomenda-se conexão com a internet de alta velocidade.
Agende-se!
Público-alvo: Esse curso serve para aqueles que buscam a disrupção no setor público. Uma jornada de autodescoberta através de uma nova visão de mundo. Esse curso é para quem quer se incomodar com a reconstrução do serviço público, para quem quer liderar o barco da mudança. Para quem quer chegar em casa vibrante, porquê de um projeto em que está envolvido resolveu um problema real, um problema que vai ajudar os usuários do serviço, que vai melhorar a vida de todos. O curso está estruturado em quatro blocos. Check-in escrevendo o memorando - Construindo o futuro no presente - Checkout. Empreender no setor público não é difícil, difícil é fazer a mesma coisa a vida toda.
Período: 25/05/2021 a 05/07/2021 (Reuniões Semanais de Mentoria)
Horário: segunda a sexta-feira, das 19h às 20h.
Local: Será realizado através do Blackboard Collaborate Invitee.
Carga Horária: 30 horas.
Certificação: certificado on-line, que será enviado por e-mail, em até 20 dias úteis, após a confirmação de participação.
Inscrição: até dois dias antes do início do curso/evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
Programa
- Módulo 1 - Descobertas que ressignificam nosso papel na Organização pública
1 - Aula
Então vamos lá importante falarmos sobre a ressignificação do nosso papel na Organização. Importante que estejamos na mesma página e conscientes de que todas aulas contribuam para uma mudança de modelo mental e uma mudança comportamental. As estruturas que estamos acostumados a conviver apodreceram e nós fomos educados e ensinados a viver nelas.
Muitos de nós passaram em um concurso, ou atuam no setor público em um formato de vínculo empregador, servidor. Alguns buscavam estabilidade, outros então, isso vai exigir um exercício de estranhamento do familiar e uma familiarização com o estranho. Nada mais será como antes.
A pandemia chutou a porta que já estava podre. O modelo organizacional burocrático não é mais suficiente para dar conta dos desafios que teremos. A notícia boa é que existem inúmeros modelos que nos permitirão reconstruir o serviço público.
• Mudança comportamental.
• Ressignificar o papel na organização.
• Aprender a desaprender e aprender a aprender.
• Experimentar é correr riscos.
• Líderes arriscam-se o tempo todo.
2 – Aula
Autoconhecimento e propósito. Não somos facilitadores, somos líderes dessa mudança. A construção de uma cultura de inovação inicia com a identificação dos líderes da mudança. Essa identificação parte do propósito em comum entre os líderes
• Mudança Cultural.
• Mudança Psicológica.
• Valores em comum.
• Qual o seu propósito?
• Qual o legado que você quer deixar?
3 - Aula
As revoluções e o futuro do trabalho no setor público.
• A revolução da Comunicação e as redes descentralizadas da informação.
• A revolução dos Dados e a cultura analítica.
• A revolução tecnológica e o horizonte com Inteligência Artificial, automação, Blockchain e IoT
• Organizações digitais.
• Canais de comunicação fluídos.
• Big Data.
• Tomada de decisão orientada por dados.
• Avanços tecnológicos.
• Os robôs farão o trabalho sem reflexão.
• Uma nova consciência humana das atividades.
4 - Aula
Uma jornada chamada inovação.
• Experimentação.
• Foco no usuário.
• Disrupção vem de fora.
• Atuação em rede.
• Novos modelos organizacionais.
• Hands 0n - Começando a jornada.
4 cases
bônus
• USINA.
• OPEN.GOV.
• START HEALTH.
• START.GOV.
- Módulo 2 - Transformando o setor público
• Introdução ao modulo 2 - Novos modelos de organização.
• Burocracia vs Modelos digitais.
• Planejamento estratégico vs Organizações exponenciais.
1 – Aula
Modelos de organização e as 10 dicas para iniciar o processo de mudança organizacional.
• 1 Passo: Identificar e Potencializar os disruptores.
• 2 Passo: Neutralizar os inimigos da mudança.
• 3 Passo: Cultura de empreendedorismo.
• 4 Fomentar projetos inovadores.
• 5 Iniciar a transição de projetos para Spin Offs
• 6 Garantir que os anticorpos da velha repartição não passem adiante.
• 7. Descobrir o propósito das SPIN OFFS
• 8. Criar comunidades.
• 9. Experimentar os modelos digitais.
• 10. Conhecimento transversal. Compartilhar.
2 - Aula
Memorando para tirar ideias do papel e construir um projeto empreendedor de impacto.
Problema.
• Missão.
• Time.
• Canvas Project.
• Mapa de rotas.
• Protótipo.
• Kanban + Slack.
3 – Aula
Spin Offs.
• CEO
• CFO
• CTO
• COO
• CMO
• Autonomia
• Agilidade
• Eficiência
• Propósito Transformador massivo.
• Pensamento escalável.
• Staff sob demanda.
• Dashboards.
4 – Aula
Aproximação com Startups.
• Hackathons
• Living Labs
• Open Spaces
• Editais de Chamamento público.
• Aceleração e fomento.
*programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
Ministrante
Paulo Renato Ardenghi Rizzardi
Coordenou a pasta de inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sendo um dos principais responsáveis pela realização de 30 projetos inovadores de impacto.
Dentre os projetos que merecem destaque estão a revisão da Lei de Inovação, a concepção e aprovação do Fundo de Inovação e Tecnologia – FIT-POA, com aporte de 20 milhões para aceleração de Startups e para o fomento da modernização da Administração Pública, chamamentos públicos para Startups e a implantação de soluções inovadoras na área da educação como a plataforma de leitura digital Elefante Letrado, a liberação do pacote da Google for Education para educação remota, a aproximação com a ESPM para a concretização de curso de Gestão para os diretores das Escolas da Rede Pública Municipal e a implantação das primeiras Escolas Charter com destaque para a Escola Lumiar e para a implantação de 04 laboratórios Maker em Escolas Públicas. Merecem destaque ainda os seguintes projetos:
FORMAÇÃO: Paulo Renato Ardenghi Rizzardi é advogado, especialista em Sociologia, Mestre em Antropologia, Professor no MBA de Gestão da Inovação na Unisinos e no MBA da Edtech UOL de alimentação saudável. Foi um dos fundadores e membro ativo do movimento de cooperação pelo desenvolvimento da cidade de Porto Alegre. O PACTO ALEGRE é um projeto de repercussão nacional e internacional que parte de uma visão extremamente inovadora de cooperação da chamada quádrupla Hélice.
A união de esforções entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e universidades está colhendo resultados já no seu segundo ano de existência.
Investimento
5x de R$ 64,00 ou R$ 320,00 à vista.
Formas de Pagamento
Boleto bancário ou cartão de crédito.
Empresa
Inscrição de 2 funcionários: 5%
Inscrição de 3 funcionários: 7,5%
Inscrição de 4 ou mais funcionários: 10%
Desconto especial
Alunos, acadêmicos de graduação ou pós-graduação, graduados, pós-graduados da Feevale:
5x de R$ 51,20 ou R$ 256,00 à vista.
Alunos, acadêmicos de graduação da Feevale com 55 anos ou mais:
5x de R$ 44,80 ou R$ 224,00 à vista.
Obs.: os descontos não são cumulativos entre si e serão aplicados sobre o valor integral do investimento.
Demais interessados
Pessoa com 50 a 54 anos
5x de R$ 51,20 ou R$ 256,00 à vista.
Pessoa com 55 anos ou mais
5x de R$ 44,80 ou R$ 224,00 à vista.
Acadêmicos de outras instituições
5x de R$ 57,60 ou R$ 288,00 à vista.
Realização
Proponente: Michel Costa e Paulo Renato Ardenghi Rizzardi
Promoção e Organização: Universidade Feevale – Gerência de Relacionamento - Núcleo de Cursos e Eventos