Apresentação
O Salão de Extensão (SE) reúne ações relativas à Extensão Universitária, por meio da apresentação de processos ou de resultados de práticas extensionistas universitárias. Define-se, no âmbito deste Evento, a prática extensionista como decorrente do processo educativo, cultural e científico que se articula com o ensino e com a pesquisa de forma indissociável, para uma formação integral, e que viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.
Poderão apresentar trabalhos durante o SE 2020 estudantes de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino superior, sob a orientação de docentes, além dos alunos que concluíram o curso de graduação, desde que os trabalhos sejam oriundos de suas atividades enquanto graduandos.
Os trabalhos apresentados devem se caracterizar como ações extensionistas, podendo originar-se de:
- programas e projetos de extensão;
- práticas de ensino e de estágios;
- componentes curriculares da graduação;
- trabalhos de conclusão de curso – TCCs com enfoque social;
- projetos de pesquisa.
Agende-se!
Público-alvo: Acadêmicos de graduação que desenvolvem atividades relacionadas à extensão.
Período: 17 a 24 de outubro de 2020.
Horário: consulte os horários na programação
Local: Ambiente virtual- links serão divulgados via e-mail antes do início da atividade.
Certificação: Certificado online, consultar mais informações no regulamento.
Datas importantes
Etapa | Datas* |
Inscrições | 01/06 a 20/07 |
Divulgação dos trabalhos aceitos para Análise de Mérito | 07/09 |
Divulgação dos horários e locais das Sessões Temáticas | 14/10 |
Sessões Temáticas | 19 a 24/10 |
Divulgação dos Destaques no site | 16/12 |
Evento Destaques | 15/12 |
Trabalhos aceitos
Orientações ao Apresentador
VisualizarTrabalhos Selecionados para as Análises de Méritos - Nacionais
VisualizarSessões Temáticas
VisualizarInscrição
Os autores deverão inscrever-se no Evento por meio do formulário eletrônico. No ato da inscrição, o trabalho deverá ser submetido sob a forma de resumo. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. As inscrições incompletas serão desclassificadas.
O participante poderá inscrever mais de um trabalho no Evento, contudo, inscrições múltiplas de um mesmo trabalho serão vedadas. A ordenação dos nomes dos autores e dos orientadores no ato da inscrição corresponderá à ordem dos nomes que deverá constar na publicação dos resumos e nos certificados.
A inscrição somente se confirmará após o pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser paga somente dentro do período de inscrições.
Regulamento
VisualizarAtenção
O evento será realizado virtualmente, com a palestra de abertura e as sessões temáticas virtuais.
Apresentação de trabalhos
A apresentação dos trabalhos aprovados na análise classificatória, serão realizados oralmente, em formato virtual.
Os horários e os links das sessões temáticas serão divulgados posteriormente por e-mail e também poderão ser consultados no site do evento.
Webconferência
Para participantes que não possam estar presentes fisicamente no Evento, preferencialmente, aqueles oriundos de instituições externas que não estejam situadas na Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Paranhama e na Serra do Estado do Rio Grande do Sul, será possível apresentar o trabalho por meio de webconferência.
Para utilizar esta modalidade, o participante, após realizar a inscrição no sistema, deverá encaminhar um e-mail para o endereço se@feevale.br, informando essa necessidade, para avaliação.
Caso a solicitação seja deferida, os encaminhamentos devidos serão realizados.
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados em duas etapas distintas:
Análise classificatória
Critérios:
- resumo que caracteriza uma prática extensionista. Caso o trabalho inscrito tenha sido categorizado indevidamente como uma prática extensionista, a comissão científica reserva-se o direito de verificar a possibilidade de enquadrá-lo na Feira de Iniciação Científica;
- texto coeso, coerente e linguisticamente adequado.
Análise de mérito (sessões temáticas e pôsteres)
Critérios:
Avaliação do resumo
- tema relevante para a área;
- título adequado ao conteúdo do trabalho;
- objetivos claros e coerentes com o tema proposto;
- metodologia adequada aos objetivos;
- resultados parciais ou finais coerentes com os objetivos;
- capacidade de análise e síntese dos resultados;
- palavras-chave adequadas ao tema.
Avaliação do pôster virtual
- apresentação dos principais elementos do trabalho: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados, considerações finais e referências consultadas;
- capacidade de síntese e organização visual.
Avaliação da apresentação oral/Libras
- domínio do tema durante a apresentação;
- desenvoltura na apresentação;
- respeito ao tempo limite de apresentação;
- capacidade de arguição com a banca avaliadora.
Pôster Virtual
O pôster virtual foi criado pensando na preservação do meio ambiente e com o objetivo de reduzir resíduos e custos. Os autores selecionados no Salão de Extensão deverão produzir pôsteres virtuais para exposição/disponibilização durante todo o evento.
Os pôsteres virtuais deverão conter os principais elementos do trabalho a ser apresentado. Na parte superior, em destaque, deverá apresentar o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autore(s), do(s) orientadore(s), a instituição de origem do trabalho inscrito e órgão financiador, se houver. A seguir, faz-se necessário apresentar os seguintes elementos: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais e/ou finais, considerações finais e referências bibliográficas A dimensão do pôster deverá ser de:
a) 1820px (altura) x 1000px (largura), com resolução de 96px/pol; ou
b) 26,46cm (largura) x 48,15cm (altura) com resolução de 96px/pol. em arquivos gerados pelo power point (resolução padrão do aplicativo);
c) o tamanho máximo do arquivo deve ser de 3MB.
Período para inserção do pôster virtual será divulgada após a etapa de análise classificatória.
Submissão de Trabalhos Internacionais
Os autores deverão inscrever-se no evento por meio de formulário específico, disponibilizado em espanhol, inglês e português, no site do Evento: www.feevale.br/inovamundi.
O período de inscrições de trabalhos internacionais será de 01 de junho a 06 de agosto de 2020, até as 21h (vinte e uma horas), horário de Brasília, mesmo período das nacionais. As inscrições somente serão validadas após o envio do resumo e o preenchimento completo das informações necessárias no formulário de inscrições.
Ao término do processo de inscrição, o autor responsável pela inscrição e o orientador receberão uma mensagem eletrônica no endereço de e-mail cadastrado, indicando o sucesso da submissão do trabalho.
Toda comunicação com os organizadores do Evento deverá ser realizada pelo e-mail inovamundi-internacional@feevale.br.
As apresentações dos trabalhos internacionais ocorrerão via web conferência, utilizando o sistema Blackboard Collaborate. Um link de acesso à plataforma será disponibilizado aos inscritos no momento da divulgação da data e do horário da apresentação.
Informações técnicas sobre o sistema de web conferência estão disponíveis no item 13.1 deste Regulamento.
Premiação
Premiação 1º lugar
O discente Destaque contemplado com o 1º lugar no SE 2020 poderá escolher entre dois prêmios: 60% (sessenta por cento) de desconto em curso da Pós-graduação Stricto Sensu ou 100% (cem por cento) em um curso de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Feevale. O período para usufruir do prêmio é de no máximo 2 anos, a contar da data de premiação.
Mais informações no item 11 desse regulamento.
Monitores
Estão abertas as inscrições para atuar como monitor das sessões temáticas virtuais nos eventos do Inovamundi (FIC, SE e SPG).
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para inovamundi@feevale.br.
Os selecionados serão contatados até o dia 07/10/2020.
Após a finalização do evento, será concedido certificado, com a carga horária de participação, que pode ser aproveitada para horas complementares.
Ficha de inscrição para Monitoria
VisualizarProgramação
Segunda-feira | 19 de outubro
Turno: Noite
Abertura do Inovamundi- formato virtual
Terça-feira | 20 de outubro
Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas ocorrerão em formato virtual.
Quarta-feira | 21 de outubro
Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas ocorrerão em formato virtual.
Quinta-feira | 22 de outubro
Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas ocorrerão em formato virtual.
Sexta-feira | 23 de outubro
Turnos: Manhã, tarde e noite
Sessões temáticas ocorrerão em formato virtual.
Sábado | 24 de outubro
Turno: Manhã
Sessões temáticas ocorrerão em formato virtual.
* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.
Investimento
Estudantes de outras instituições de ensino superior: R$ 50,00 (cinquenta reais) por trabalho inscrito;
Estudantes de graduação da Feevale: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) por trabalho inscrito;
Estudantes internacionais, participantes do Programa de Iniciação Científica da Feevale, a saber, BIC, ICNR, PIBIC/PIBITI CNPq e PROBIC/PROBITI FAPERGS; estudantes de graduação com bolsa de fomento externo, vinculada a projetos de pesquisa, estudantes participantes de projetos de extensão, programa Esporte Universitário, do PIBID e do PET, da Universidade Feevale: isentos.
Formas de Pagamento:
Boleto bancário.
Se o pagamento não for efetuado, a inscrição será automaticamente cancelada.
* Estudantes com direito à isenção devem observar no ato da inscrição o acesso com código e senha, assim como, comunicar à organização do evento em caso de cobrança ao término da inscrição.
OBSERVAÇÃO
Os valores de inscrição não seguem a resolução PROPAD/PROACOM nº 05/2013.
Realização
Coordenação: João Alcione Sganderla Figueiredo
Promoção e organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – PROPPEX
Comissão Científica: Agathe Juliane Erig Sebastiani, Fabiano de Lima Nunes, Gabriela Zimmerman Pradro Rodrigues, Janine Vieira, João Alcione Sganderla Figueiredo, Luciane Iwanczuk Steigleder, Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Margarete Fagundes Nunes, Micheline Kruger Neumann, Paola Schmidtt Figueiro, Patricia Brandalise Scherer Bassani, Rafaela Knak dos Santos, Rodrigo Staggmeier e Simone Gasparin Verza.