XII Seminário de Materiais | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O XII Seminário de Materiais, organizado pelo Programa Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale, nesta edição, ocorrerá junto ao Seminário Internacional de Materiais, organizado pela Sb-RECMEMTEC, um consórcio científico internacional que desenvolve o projeto Tecnologia de eletro-eletrodiálise na indústria de processamento de minerais de cobre para a recuperação de antimônio de rejeitos de mineração e reciclagem de soluções, representado pela Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Politécnica de Valência, da Espanha, Universidade do Chile e empresa Transducto S.A., do Chile, com financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Alunos de pós-graduação, acadêmicos dos cursos de Engenharia, e demais interessados.

Dias: 10 de dezembro de 2020.
Horário: Quinta-feira, das 10h às 13h.
Local: Online, através do link https://us02web.zoom.us/j/84131178837.
Carga horária: 3 horas.
Certificação: Não haverá certificação.
Inscrição: Não é necessário inscrição prévia. 

Programação

  • 10:00: Abertura – A rede Sb-RECMEMTEC – Prof.ª Dr.ª Andréa Moura Bernardes, UFRGS (Brasil)

  • 10:15: Geração de resíduos contendo antimônio na mineração de Cobre – Prof. Dr. Gerardo Cifuentes, USACH (Chile)

  • 10:45: Processos de Eletrodiálise e de Eletro-eletrodiálise – Prof.ª Dr.ª Jane Zoppas Ferreira, UFRGS (Brasil)

  • 11:15: Membranas de Troca Iônica – Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Universidade Feevale (Brasil)

  • 11:45: Parâmetros de controle e avaliação em eletrodiálise – Prof. Dr. Valentin Perez Herranz, UPV (Espanha)

  • 12:15: Empresa Transducto – Dr. Gabriel Riveros (Chile)

  • 12:45: Encerramento – Prof.ª Dr.ª Andréa Moura Bernardes, UFRGS (Brasil)

Banner central - Ministrantes

Prof.ª Dr.ª Andréa Moura Bernardes (UFRGS)

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado no PPGE3M pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Engenharia de Materiais - Technische Universitat Berlin (1997) na Alemanha. Desde 1990 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em pesquisa na área de reciclagem de materiais e tratamento de água e efluentes com reuso.

Banner central - Ministrantes

Prof.ª Dr.ª Jane Zoppas Ferreira (UFRGS)

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1978), Mestre em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, UFRGS (1982) e Doutora em Electrochimie - Universite de P aris VI (Pierre et Marie Curie) (1991). Atualmente é Professora Titular na UFRGS, onde atua desde 1982 em ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de corrosão, proteção e reciclagem de materiais.

Banner central - Ministrantes

Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues (Feevale)

Formado em Química industrial e em Bacharelado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais - PPGE3M/UFRGS. Pós-Doutorado na Universidade Politécnica de Valência – Espanha, no Departamento de Engenharia Química e Nuclear. Professor Titular na Engenharia Química da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq nível II, líder do grupo Tecnologia e Gerenciamento Ambiental no CNPq. Desenvolve investigações, na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em aplicações de polímeros e metais não ferrosos. Atua no desenvolvimento\aplicação de tecnologias e processos de tratamento de efluentes urbanos e industriais (tratamento físico-químico, lodos ativados, wetlands, processo de separação por membranas e processos oxidativos avançados).

Banner central - Ministrantes

Dr. Gabriel Riveros (Empresa Transducto)

Graduado em Engenharia Civil Metalúrgica pela Universidade de Concepción – Chile em 1973, é mestre em Engenharia Metalúrgica e doutor em Engenharia. Gerente de I&D da Transducto (2012-atual), Professor do Departamento de Engenharia de Mineração da Universidade do Chile (1991-2012), Diretor de R&D, Pesquisa de Mineração e Metalúrgica (1978-1995), Engenheiro de Processo Caletones Smelter Division El Teniente Codelco Chile (1972-1977). Possui vasta experiência em metalurgia extrativa de metais não-ferrosos e ferrosos, pirometalurgia, eletrometalurgia e meio ambiente. Consultor no Chile, Finlândia, EUA, Canadá e China. Atua em pesquisa fundamental e tecnológica. Consultor Ambiental da SEA. Revisor de projetos de R&D, nacionais e internacionais. 

Banner central - Ministrantes

Prof. Dr. Valentín Pérez-Herranz (UPV)

Graduado em Química pela Universidade de València (UV) e doutor pela Universidade Politécnica de València. Em 1997 tornou-se Professor Associado da UPV, e desde 2003 é Professor de Engenharia Química da UPV. De 2002 a 2016 foi diretor do Departamento de Engenharia Química e Nuclear da UPV. 
Suas atividades de pesquisa são desenvolvidas no laboratório ISIRYM da UPV, com o grupo de pesquisa de Engenharia Eletroquímica e de Corrosão, que foi premiado pelo Governo valenciano como Grupo de Pesquisa de Excelência (PROMETEO/2010/039 e PROMETEOII/2014/009). Possui mais de 140 artigos publicados em revistas científicas internacionais, mais de 2500 citações, e índice H de 28. Possui cinco patentes e participou de mais de 40 projetos internacionais ou nacionais de P&D. 
O Prof. Pérez-Herranz trabalha principalmente nas áreas de eletroquímica, reatores eletroquímicos e processos com eletromembranas aplicadas à recuperação de metais, tratamento de águas residuais e produção/armazenamento de energia. Isso inclui síntese e caracterização (estrutural, química e eletroquímica) de novos eletrodos para os Processos Eletroquímicos De Oxidação Avançada (EAOP) e para produção de hidrogênio, além da modelagem de reatores eletroquímicos e células de combustível. 

Banner central - Ministrantes

Prof. Dr. Gerardo Cifuentes Molina (USACH)

Graduado em Engenharia Civil Metalúrgica em 1986, é mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Concepción (Chile) (1990 e 1998, respectivamente). Seu projeto de doutorado foi desenvolvido na Universidade de Concepción e na Universidade Técnica de Berlim (Alemanha). Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica da Universidade de Santiago de Chile - USACH. Também é Professor/Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia da USACH. Suas pesquisas estão focadas em eletrometalurgia, corrosão e tratamento de resíduos líquidos industriais. O Prof. Cifuentes possui inúmeras publicações em revistas internacionais e nacionais, participações em conferências, patentes e livros publicados sobre tratamento de resíduos industriais. Também desenvolveu projetos sobre aplicações industriais em diversas empresas nacionais e internacionais. 

Investimento

Investimento

Evento gratuito.

Realização

Proponente: Marco Antônio Siqueira Rodrigues.
Promoção: Universidade Feevale – Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.
Organização: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PROPPEX.
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.