O projeto, vinculado ao Curso de Artes Visuais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, e Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, teve sua origem no ano de 2008, no até então, Centro Universitário Feevale, com a proposta da primeira oficina de teatro voltada ao atendimento à terceira Idade, com vistas à incorporação pelos envelhecentes de novos mecanismos facilitadores para o convívio social. Em 2009, a instituição consolida seu papel formador enquanto agente de transformação social dando início à segunda oficina, voltada a interessados dos 14 aos 60 anos, acessível a docentes, discentes e funcionários da Universidade, além da comunidade regional.
Os encontros acontecem semanalmente, com carga de 4h/a cada na sala de Teatro e Música, Campus I.
A proposta metodológica está voltada à atividade teatral numa perspectiva ludopedagógico através de métodos que sistematizam exercícios, jogos e técnicas teatrais. As oficinas resultam em montagens anuais com mostras na própria universidade, escolas da região, eventos culturais da comunidade, congressos e seminários; sendo, também, local de aplicação prática de conhecimentos por parte dos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Feevale.
Objetivos
O objetivo geral trata da melhoria do desempenho individual, seja ele no que tange ao aprendizado de técnicas de exposição pessoal, trabalho em grupo, na assimilação de novos conceitos culturais, bem como a redescoberta e sedimentação de valores já presentes em seu meio.
Como objetivos específicos procuramos:
- Compreender o teatro em sua dimensão artística, estética, histórica, social e antropológica;
- Constituir um espaço de experimentação de diferentes estilos de linguagem expressiva;
- Proporcionar aos docentes, discentes, funcionários e comunidade, um espaço para criação e expressão como forma de aprimoramento pessoal e profissional;
- Estimular no aluno um processo de formação global, que contribua para o aprendizado crítico sobre os conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com seus grupos.
Atividades dramáticas conduzem os participantes a investigar a sociedade (tipos e arquétipos) no qual se inserem, adquirindo conceitos éticos e de cidadania, caminhando para um novo entendimento sobre si e o outro. A simulação de situações reais ou simbólicas traz à luz a consciência de atitudes e suas repercussões, originando a compreensão do ser coletivo.
Como participar
A Universidade Feevale, através de seu Programa CONEXÃO CULTURAL, consolida seu papel formador enquanto agente de transformação social investindo na oferta de oficinas teatrais gratuitas e abertas a interessados, docentes, discentes e funcionários da Universidade Feevale, além da comunidade em geral: oficina para iniciantes, oficina para a terceira idade e oficina de montagens. As oficinas, que utilizam improvisações e jogos teatrais, investem na melhoria do desempenho individual, seja ele no que tange ao aprendizado de técnicas de exposição pessoal, de trabalho em grupo; seja como facilitador para a assimilação de novos conceitos culturais, bem como na redescoberta e sedimentação de valores presentes em seu meio.
INSCRIÇÕES MOVIMENTO TEATRAL – 2024
Inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas até 20 de fevereiro
COMO SE INSCREVER:
Os primeiros inscritos terão suas vagas garantidas, e receberão um email CONFIRMANDO A VAGA até o dia 28 de fevereiro. Os demais ficarão na lista de espera.
As oficinas ocorrem semanalmente:
- Oficina Geral às quintas-feiras a noite, dás 19h30 até 22h15min;
- Oficina para a Terceira Idade às segundas-feiras, a partir das 15 horas até 17 horas.
Demais informações e dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail movimentoteatral@feevale.br
Documentos
Ficha de Inscrição - 2024
VisualizarGrupos
Oficina
Além do trabalho em sala de aula, os alunos da oficina participam da criação e execução prática de interferências teatrais, que ocorrem em lugares diversos.
Grupo Ousadia
É composto por pessoas da terceira idade, com mais de 55 anos. O projeto tem o objetivo de desenvolver e exercitar a memória, valorizar aspectos artísticos presentes em qualquer idade, buscando um viver mais criativo e feliz, percebendo o envelhecimento como parte natural do processo de vida. O grupo realiza a montagem de peças teatrais e faz apresentações em diversas entidades mediante convite.