04 a 31 de agosto de 2011
Formandos de Artes Visuais 2010 premiados no 13º Salão de Artes Visuais: Adriana Cappelatti, Amanda Borges, Cristina Morassuttii, Danieli Ganassini, Heloiza Marques, João Carlos Ferreira e Marina Conte.
04 a 31 de agosto de 2011
Atravessador
Olhamos agora para experiências atravessadas.
Através da justaposição de dispositivos visuais, através do convívio de divergências. Através de dobras, estiramentos da experiência de estar lado a lado, verso a verso, frente a frente. Experiências inferem ao vazio do atelier/espaço expositivo, lapsos de memória, fraturas no decurso linear de um projeto, de um lugar. Atravessa-se amontoando, deslocando, pisando no chão, estacionando. Pode-se atravessar por meio opaco, transparente: por uma tarja amarela na porta de vidro. Interrompendo, se atravessa*. Trabalhos irrompem do e para o espaço atual e anterior. Fantasmagorias, pulsões da linha, retratos auto retirados (tira-se um retrato: de onde?).
O sujeito se atravessa.
Compactações da matéria, dilatações do céu, da cor, da noite na cidade. Tudo se atravessa: o tempo, a imagem, a forma de apresentação, este texto e suas leituras.
Inscrições atravessam superfícies, arranham paredes, marcam o piso, revelam o ainda não.
Isto posto, aqui.
Texto atravessado por Clóvis Martins Costa - Coordenador da Pinacoteca da Feevale / julho de 2011
* Geralmente em aberturas de exposições é possível perceber alguém (ou perceber-se) atravessando-se nas conversas alheias.