Graduação
1) Formar acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção nos setores profissionais, para o exercício da cidadania e para a participação social, na perspectiva do desenvolvimento sustentável como estratégia de melhoria da qualidade de vida e de redução das desigualdades;
2) Oferecer cursos, programas e projetos de ensino, articulados à pesquisa e à extensão, a partir das demandas da região e do país, atendendo às dimensões institucionais que fazem da Feevale uma IES comunitária, regional e inovadora;
3) Criar condições para que os princípios que regem o ensino na Feevale, em particular no que diz respeito à articulação entre teoria e método e entre ciência, tecnologia e sociedade, orientem as práticas pedagógicas no conjunto dos componentes curriculares;
4) Desenvolver estratégias e qualificar docentes para o desenvolvimento de práticas inter e transdisciplinares, com vistas à formação de subjetividades capazes de intervir no trabalho e na sociedade a partir da compreensão da dimensão de totalidade da prática social;
5) Contribuir com a qualificação do sistema educacional da região através de diferentes estratégias de formação de profissionais da educação, a partir dos cursos de licenciatura e de educação continuada;
6) Desenvolver programas pedagógicos e de ação afirmativa que objetivem a ampliação do acesso aos alunos nos cursos de graduação, atendidas as diversidades.
7) Incrementar as condições de permanência no ensino de graduação através da utilização de novas tecnologias educacionais e da expansão do atendimento psicopedagógico aos discentes, bem como da qualificação do acompanhamento aos acadêmicos com necessidades educacionais especiais;
8) Estimular a ampliação e o fortalecimento da cooperação e do intercâmbio acadêmico, através de Convênios, Acordos de Cooperação e programas diversos com universidades e instituições nacionais e internacionais;
9) Desenvolver processo contínuo de avaliação interna e externa tendo em vista a permanente adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação às determinações legais e às necessidades regionais;
10) Estimular a formação pedagógica dos docentes da Feevale, garantindo a manutenção de um espaço sistemático e permanente de discussão acerca das relações estabelecidas entre o que preconiza o PPI e as práticas pedagógicas dos professores;
11) Fomentar o processo de formação, em nível superior, dos funcionários que desenvolvem atividades de apoio ao ensino;
12) Promover permanentemente a integração intra e inter instituto acadêmico com o objetivo de qualificar e otimizar os percursos formativos;
13) Implementar e acompanhar práticas avaliativas integradas ao processo de avaliação institucional, tendo em vista subsidiar o processo decisório no que tange ao ensino e à aprendizagem, de modo a assegurar a qualidade do ensino de graduação em suas articulações com a pesquisa, com a pós-graduação e com a extensão;
14) Atualizar e expandir permanentemente o acervo e qualificar os serviços e sistemas de informatização da biblioteca para dar sustentação às atividades de ensino e pesquisa, bem como atender à comunidade em geral;
15) Estimular a participação da Feevale em redes consorciadas de bibliotecas, visando ampliar o seu uso através de ações cooperativas;
16) Estimular permanentemente a publicação de trabalhos científicos, técnicos e culturais realizados pelos docentes e discentes;
17) Garantir condições para a captura, armazenamento, organização, preservação e disseminação da produção intelectual institucional.
Pós-Graduação Lato Sensu
1) Especializar profissionais graduados nas diferentes áreas do conhecimento e campos do saber de modo a complementar o caráter generalista da graduação;
2) Firmar a Feevale como referência em educação continuada, através da pós-graduação Lato Sensu, nas diferentes áreas do conhecimento;
3) Garantir a qualidade acadêmica dos cursos ofertados com a permanente atualização dos projetos pedagógicos, visando à incorporação de conhecimentos científicos e tecnológicos aos processos de trabalho;
4) Estimular a avaliação contínua, interna e externa, como instrumento de construção de excelência;
5) Avaliar áreas de oferta da modalidade lato sensu através de pesquisa de demanda;
6) Propor cursos de Pós-graduação em nível de Especialização e MBA integrados ao ensino de graduação, à pesquisa e à extensão, flexíveis e multidisciplinares, com foco no atendimento às demandas sociais, regionais e do mundo do trabalho, com abrangência nacional e internacional.