Objetivos do Programa
- Estimular os alunos de graduação a participarem de projetos de pesquisa dos grupos de pesquisa da Instituição, sob a orientação de um pesquisador;
- Promover o desenvolvimento do espírito investigativo de acadêmicos, a prática da construção do conhecimento científico e a execução de projetos de pesquisa;
- Qualificar os processos de ensino e aprendizagem;
- Incentivar a formação de profissionais com capacidade para adaptar-se às inovações científicas e tecnológicas, bem como a competência para promovê-las;
- Preparar os acadêmicos para estudos de pós-graduação.
Bolsas de Iniciação Científica
Iniciação Científica Não-remunerado
A inclusão na modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-Remunerado (ICNR) proporciona ao aluno a possibilidade de desenvolver atividades de pesquisa, independente da concessão de qualquer auxílio ou créditos. Nesta modalidade, o acadêmico deverá dedicar 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte) horas semanais às atividades de iniciação científica, em conformidade com a sua matrícula semestral.
A inclusão ao Programa será feita mediante a assinatura do Termo de Compromisso, que será formalizado a partir do preenchimento do plano de trabalho.
O acadêmico somente fará jus ao certificado, se tiver participado de projeto de pesquisa no mínimo durante 04 (quatro) meses, e demonstrado real aproveitamento e atendimento aos compromissos assumidos e que estão expressos no Regulamento do PICF.
Iniciação Científica Não-remunerado Externo
A modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-remunerado Externo (ICE) destina-se à atuação de estudantes de graduação de outras Instituições de Ensino Superior junto aos projetos de pesquisa da Feevale e de acadêmicos da Feevale em projetos de pesquisa dessas Instituições. O aluno pode desenvolver atividades como Acadêmico de Iniciação Científica Não-remunerado Externo, dedicando 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte) horas semanais às atividades de iniciação científica.
A inclusão ao Programa será feita mediante a assinatura do convênio firmado com a instituição do acadêmico, bem como a assinatura do Termo de Compromisso, que será formalizado a partir da entrega do comprovante de matrícula da instituição de origem e do preenchimento do plano de trabalho, que deverá ser aprovado pelo seu orientador.
O aluno poderá solicitar a validação de sua atuação nesta modalidade como atividade complementar de seu curso, mediante a apresentação de certificação em sua instituição de origem. A aprovação desta atividade fica condicionada às diretrizes da instituição de vínculo acadêmico do estudante.