O Programa de Iniciação Científica Feevale (PICF) digital, regulamentado pela Resolução Reitoria N.° 07/2022, visa oportunizar a inserção dos acadêmicos dos cursos de graduação modalidade digital e ensino à distância (EAD), preferencialmente da Feevale, em atividades de pesquisa.
Ele prevê três modalidades de participação, quais sejam: Bolsistas de Iniciação Científica (BIC) Digital, Acadêmicos de Iniciação Científica Não-Remunerados (ICNR) Digital e Acadêmicos de Iniciação Científica Não-Remunerados Externos (ICE) Digital.
Objetivos do Programa
- Estimular os alunos de graduação das modalidades digital e EAD a participarem de projetos de pesquisa dos grupos de pesquisa da Instituição, sob a orientação de um pesquisador;
- Estimular, nos acadêmicos, o desenvolvimento do espírito investigativo, a prática da construção do conhecimento científico e a execução de projetos de pesquisa;
- Qualificar os processos de ensino e aprendizagem;
- Incentivar a formação de profissionais com capacidade para promover inovações científicas e tecnológicas e a elas se adaptar;
- Preparar os acadêmicos para estudos de pós-graduação.
Bolsista de Iniciação Científica (BIC) Digital
A modalidade Bolsista de Iniciação Científica (BIC) Digital destina-se a estudantes de graduação da modalidade digital e/ou do ensino à distância (EAD) que demonstrem interesse pelas atividades de pesquisa e competência para realizá-las. A BIC Digital é concedida trimestralmente, em conformidade com a matrícula do aluno. Para fazer jus à bolsa, o (a) discente deverá estar matriculado na modalidade digital ou EAD e adimplente com o curso. Em se tratando de aluno que já tenha alguma forma de desconto, essa condição precisa ser considerada no ato da matrícula, visto que o saldo de créditos a pagar não pode ser inferior àquele que vier a beneficiá-lo como bolsista. Alunos (as) que possuam qualquer espécie de financiamento estudantil e que estejam no último semestre do curso de graduação não poderão ingressar como bolsistas de Iniciação Científica Digital nos casos em que o contrato do financiamento já tenha sido renovado para o trimestre vigente.
O (a) bolsista deve dedicar a carga horária de 4 horas semanais ao desenvolvimento do projeto de pesquisa a que sua bolsa se vincula, recebendo, em contrapartida, descontos em sua mensalidade no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais.
A concessão da bolsa será proporcional aos meses em que o bolsista atuar no trimestre, a partir da assinatura do Termo de Compromisso e de acordo com o parcelamento padrão da Feevale, em três parcelas iguais.
Acadêmico de Iniciação Científica Não Remunerado (ICNR) Digital
A modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-Remunerado (ICNR) Digital objetiva estimular estudantes de graduação nas modalidades digital ou EAD da Feevale a desenvolverem atividades de pesquisa. Nessa modalidade, a inclusão no PICF Digital tem como objetivo proporcionar a atuação dos acadêmicos nas ações de investigação científica, mas a participação em projetos de pesquisa independe da concessão de qualquer auxílio ou créditos. O aluno pode desenvolver atividades como Acadêmico de ICNR Digital, dedicando 04 (quatro), 06 (seis) ou 08 (oito) horas semanais às atividades de iniciação científica.
A inclusão no Programa será feita mediante a assinatura do Termo de Compromisso, que será formalizado a partir do preenchimento do plano de trabalho, devendo estar aprovado pela PROPPEX da Feevale.
Acadêmico de Iniciação Científica Não Remunerado Externo (ICE) Digital
A modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-Remunerado Externo (ICE) Digital destina-se à atuação de estudantes de graduação em modalidade à distância de outras Instituições de Ensino Superior junto aos projetos de pesquisa da Feevale e de acadêmicos da Feevale em projetos de pesquisa dessas Instituições. Esta modalidade objetiva estimular o intercâmbio científico entre os acadêmicos, por meio de parceria formalizada em convênio entre as instituições de ensino. O aluno pode desenvolver atividades como Acadêmico de ICE Digital, dedicando 04 (quatro), 06 (seis) ou 08 (oito) horas semanais às atividades de iniciação científica. A inclusão ao Programa será feita mediante a assinatura do convênio firmado com a instituição do acadêmico, bem como a assinatura do Termo de Compromisso, que será formalizado a partir da entrega do comprovante de matrícula da instituição de origem e do preenchimento do plano de trabalho, que deverá ser aprovado pelo seu orientador.
Inscrição
O cadastro dos alunos, para sua inscrição dá-se através de fluxo contínuo. Os interessados devem preencher o formulário disponível na documentação abaixo de acordo com a modalidade desejada, projetos de pesquisa disponíveis em Pesquisa - Grupos de Pesquisa | Universidade Feevale. Enviar um e-mail para iniciacaocientifica@feevale.br, anexando o formulário preenchido. Vagas também são divulgadas no site Oportunidades Feevale.