O Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental é vinculado à área de Ciências Ambientais da CAPES. Desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas da área ambiental.
Área de concentração: Qualidade Ambiental
A área de concentração compreende o ambiente como totalidade complexa que, por seu caráter sistêmico, sofre os efeitos das interrelações que se estabelecem entre o meio abiótico (ar, água e solo), o meio biótico (seres vivos) e o meio antrópico.
A avaliação ou o diagnóstico é o ponto de partida para a investigação dos efeitos de diferentes variáveis, encontradas no ambiente, sobre os organismos vivos ou sobre a manutenção das interrelações destes organismos entre si ou com o meio abiótico, em determinado tempo e espaço. Paralelamente, o diagnóstico conduz ao desenvolvimento de tecnologias e às intervenções que possibilitem prevenir, mitigar ou controlar os impactos gerados pelas atividades antrópicas.
Objetivos
- Desenvolver pesquisas relativas ao ambiente, com foco no diagnóstico ambiental e na proposição de tecnologias para a intervenção no ambiente e para a resolução de problemas ambientais;
- Qualificar pesquisadores e docentes com perfil marcadamente interdisciplinar e inovador;
- Gerar conhecimentos científico-tecnológicos e propor soluções para problemas gerados pelo uso dos recursos naturais decorrentes da industrialização e da urbanização;
- Desenvolver métodos de diagnóstico ambiental que integrem, de forma interdisciplinar, as dimensões físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas;
- Correlacionar indicadores ambientais com as condições de saúde da população para contribuir com sua segurança e bem-estar;
- Promover, por meio da disseminação de conhecimentos, a qualidade ambiental e, em decorrência, a qualidade de vida no âmbito da Bacia do Rio dos Sinos, mediante ações de diagnóstico, intervenção e educação.
Público-alvo
Profissionais egressos das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, que desejem desenvolver pesquisas avançadas propostas pelas linhas de pesquisa do Programa e propor soluções para problemas relacionados à questão ambiental.
Áreas de Atuação
- Biologia e biotecnologia ambiental;
- Química ambiental;
- Recursos hídricos e saneamento ambiental;
- Reciclagem de materiais;
- Probabilidade e estatística aplicadas;
- Direito ambiental;
- Monitoramento atmosférico;
- Fatores ambientais e genética humana;
- Microrganismos como marcadores de impacto ambiental;
- Ecologia, botânica e meio ambiente;
- Limnologia e gerenciamento de recursos hídricos;
- Genética, biologia molecular e mutagênese ambiental;
- Ciência de materiais e tratamento de resíduos;
- Percepção e educação ambiental;
- Ambiente e danos à saúde;
- Pneumologia e fatores ambientais;
- Gestão ambiental;
- Resíduos sólidos.
Perfil do Profissional
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental visam à formação de recursos humanos capazes de aplicar e produzir conhecimento científico nas áreas de monitoramento e diagnóstico ambiental, além de atuar na geração de novas tecnologias e metodologias aplicáveis à mitigação de impactos ambientais, ferramentas voltadas à produção mais limpa, na gestão de resíduos, bem como nos temas da percepção e educação ambiental.
Processo Seletivo
Calendário do processo seletivo para ingresso em 2025/01
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas | 21/10 (segunda-feira) a 18/11 (segunda-feira), até às 22h00 |
Divulgação dos resultados da 1ª etapa | 02/12 (segunda-feira), até às 18h |
Entrevistas individuais (2ª etapa) | 04 a 06/12 e 09/12 (quarta a sexta-feira e segunda-feira) |
Divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo | 11/12 (quarta-feira), até às 18h |
Período de recurso aos resultados do processo seletivo | 12/12 (quinta-feira), até às 22h |
Divulgação dos resultados finais da seleção de Bolsas | 16/12 (segunda-feira), até às 18h |
Matrículas | 06/01 a 31/01/25 (segunda a sexta-feira) |
*Cronograma sujeito a alteração.
Histórico
O Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental foi criado em 2004, em decorrência de uma forte demanda da região, da preocupação e do interesse da Universidade Feevale em investir na formação de recursos em nível de pós-graduação em Ciências Ambientais, de forma a permitir a integração de saberes em pesquisa, produção científica, ensino, extensão e inovação. O Programa iniciou as atividades em abril de 2005, em nível de mestrado acadêmico, aprovado pela CAPES por meio do Ofício Nº 520/2004/CTC/CAPES. O amadurecimento do Programa, fortemente voltado para as questões ambientais e sociais da região do Vale do Rio dos Sinos, na qual a instituição está inserida, mas também com o propósito de fornecer ferramentas para a investigação de problemas ambientais correlatos em outras regiões, bem como atender a demanda ocasionada pela sociedade regional por profissionais em nível de pós-graduação capacitados para o diagnóstico e o gerenciamento interdisciplinar das questões ambientais, fizeram com que fosse criado o nível de doutorado, credenciado pela CAPES no ano de 2009, conforme Ofício Nº 8/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES. O Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental está vinculado à área de Ciências Ambientais, tendo recebido nota 5 na última avaliação trienal da CAPES. O Programa tem sua trajetória voltada à consolidação como referência em pesquisa e reflexão crítica da abordagem atual do que é qualidade ambiental, bem como ao fortalecimento de seu papel na formação de recursos humanos na temática ambiental no âmbito da pós-graduação.
Comissão de Coordenação
Coordenadora: Daniela Müller de Quevedo.
Coordenadora Substituta: Haide Maria Hupffer.
Representante docente: Daiane Bolzan Berlese.
Representante docente: Luciano Basso da Silva.
Representante docente: João Alcione Sganderla Figueiredo.
Representante discente do Mestrado: Cleisson Guimarães Bueno.
Representante discente do Doutorado: Diego Umberto Rizzana.
Comissão de Autoavaliação
Representantes docentes: Daniela Müller de Quevedo, João Alcione Sganderla Figueiredo, Haide Maria Hupffer e Luciano Basso da Silva
Representante discente: Diulliane De Jesus Borba
Representante egresso: Katiuscia Volkart Panassal
Representante externo: Jarcilene Silva de Almeida
Representante técnico administrativo: Agathe Juliane Erig Sebastiani
Doutorado Sanduíche
Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.