Processo de produção de painel ecológico para construção civil e painel ecológico resultante
Resumo: A presente invenção pertence ao setor tecnológico da construção civil e se refere, a um processo de produção de painel ecológico aplicável à construção de paredes, divisórias, forros, dentre outros, fazendo uso de embalagens recicladas do tipo longa vida e o respectivo produto resultante. Tendo em vista a quantidade de resíduos industriais, bem como o alto custo de produção e o alto consumo de recursos não renováveis dos atuais painéis, a presente invenção propõe o uso de caixas do tipo longa vida como isolantes termo acústicos ao invés de fazer uso do poliuretano, lã de rocha, lã de vidro, ou outros materiais. Ademais, a presente invenção utiliza como constituinte principal de suas chapas uma camada de argamassa leve especialmente desenvolvida dotada de um composto obtido através da extrusão de resíduos de EVA e têxteis recobertos com poliuretano, cimento Portland, água e areia, constituindo um material monolítico ao invés de utilizar placas de gesso. Além disso, devido ao painel da presente invenção constituir um único bloco, a montagem do mesmo é feita de forma mais rápida e prática.
Processo de produção de painel ecológico para construção civil e painel ecológico resultante
VisualizarProcesso de obtenção de membranas homogêneas catiônicas para eletrodiálise
Resumo:A presente invenção pertence ao setor tecnológico de engenharia de matérias e refere-se, mais especificamente, a um processo de obtenção de membranas homogêneas catiônicas por meio da sulfonação, sendo essas membranas aplicáveis no setor de tratamento de efluentes industriais, domésticos e água para abastecimento público, resultando em novo método de preparo de membranas de troca iônica homogêneas destinadas à montagem de equipamentos de eletrodiálise. O processo em questão consiste basicamente na sulfonação do PPO e posterior formação dos filmes. Com isso, a patente de invenção visa propor uma solução para o elevado custo das membranas de troca catiônica homogênea presentes no mercado nacional atual, devido ao fato de não existirem empresas no Brasil que desenvolvam e produzam de forma competitiva as referidas membranas.
Processo de obtenção de membranas homogêneas catiônicas para eletrodiálise
VisualizarConjunto de separador e membrana para equipamentos de eletrodiálise e seu processo de montagem
Resumo: A presente invenção pertence ao setor tecnológico de tratamento de efluentes, e refere-se, mais especificamente, a uma nova forma de produção e montagem de conjunto de membranas/separadores de fluxo (A)(B) a serem utilizados nos equipamentos de eletrodiálise (EDR). Com o objetivo de sanar os inconvenientes no estado atual da técnica, o invento proposto apresenta um conjunto do separador de fluxo conectado à membrana catiônica (B) e outro conjunto separador/membrana aniônica (A). A invenção propõe acoplar as membranas íon-seletivas com os separadores de fluxo que são empregados em equipamentos de EDR para a utilização em sistemas de tratamento de águas e efluentes industriais e urbanos, possibilitando a montagem rápida e segura do equipamento. Destarte, a invenção proposta trata de um avanço tecnológico para a montagem de sistemas de eletrodiálise, mais especificamente da célula de eletrodiálise, conhecida como stack, que é formada basicamente por um conjunto de membranas aniônicas e catiônicas organizadas alternadamente entre dois elet(...)
Conjunto de separador e membrana para equipamentos de eletrodiálise e seu processo de montagem
VisualizarProcesso de produção de agregado leve reciclado de resíduo de couro wet-blue incorporado em polipropileno e preparo de matrizes cimentícias com o agregado leve
Resumo: A presente invenção pertence ao setor tecnológico de materiais de construção aplicados à engenharia civil e refere-se, mais especificamente, ao processo de produção de agregado leve reciclado (ALR) produzido a partir de resíduos de couro wet-blue (WB) incorporados em polipropileno (PP) e o preparo de matrizes cimentícias utilizando o ALR. A matriz cimentícia proposta substitui, de forma parcial, o agregado natural miúdo (areia), pelo ALR. O invento tem como principal objetivo proporcionar uma diminuição no impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos resíduos de couro wet-blue e ainda contribuir para a redução do encaminhamento desses resíduos aos aterros de resíduos industriais perigosos (ARIP). Esse ALR pode ser utilizado como agregado miúdo leve para a construção civil, pois sua massa específica é menor que 2.0 g/cm³, reduzindo a massa específica resultante da matriz cimentícia no estado seco, sem perda das propriedades essenciais necessárias para a sua utilização como elemento não estrutural para a construção civil, como blocos de vedação, divisórias e forros.
Processo de produção de agregado leve reciclado de resíduo de couro wet-blue
VisualizarProcesso de produção de membranas regenerativas para tratamento de lesões
Resumo: A presente invenção pertence ao setor tecnológico de engenharia de tecidos e referese, mais especificamente, ao desenvolvimento de membranas regenerativas teciduais compostas a partir de derivados de polissacarídeos e seu respectivo processo de produção. O invento Objetiva agregar melhorias nas características de membranas de quitosana usadas como substitutos temporários para lesões, sem aumentar demasiadamente o custo de produção. Para isso foram feitas membranas de quitosana-k-carragenana com extrato de ficocolóides extraídos de resíduos de algas Nori. Foi convertida a biomassa em um produto com valor agregado, atendendo requisitos socioambientais tornando-o mais acessível à maioria da população que necessita de tal assistência. As membranas formadas de complexos polieletrônicos (PEC?s) com extrato de ficocolóides apresentam-se mais dúcteis devido às características plastificantes do ficocolóide, além de maior estabilidade térmica e rugosidade, resultando em um filme com bom potencial para ser utilizado na(...)