Mostra integra as atividades alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã
O público pode conferir a partir desta quarta-feira, 21, uma nova exposição no Museu Nacional do Calçado (MNC). Produzida na disciplina de História da Moda Brasileira, no curso de Moda da Universidade Feevale, A História Vestida integra as atividades alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã.
A professora da disciplina, Claudia Schemes, explica que a exposição faz parte da curricularização da Extensão, que tem como objetivo realizar intervenções em espaços comunitários. Segundo ela, os estudantes foram desafiados a ressignificar algumas peças, a partir de pesquisas sobre a indumentaria alemã do final do século XIX e início do século XX e inclusão de pessoas com deficiência visual.
Os alunos criaram roupas com texturas, para que as pessoas com deficiência visual possam conhecê-las através do toque e da audiodescrição das peças. Eles confeccionaram roupas infantis, adultas femininas e masculinas e vestidos de noiva, com destaque para “as noivas de preto” – as noivas descendentes de alemães tinham por hábito casar usando trajes pretos.
No total, foram criados nove looks pelos 15 alunos da disciplina. Eles utilizaram o Laboratório de Costura, do curso de Moda, onde contaram com o apoio de Malusa Fernanda Schuch e de Glauber Soares Júnior. Cada look foi complementado com um calçado do acervo do Museu Nacional do Calçado.
Saiba mais
O Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.
Veja mais fotos