Docentes da Universidade e da Escola de Aplicação passarão a replicar o método de ensino finlandês
A comitiva da Tampere University, da Finlândia, que esteve na Universidade Feevale na última semana para a formatura da primeira turma do Mentored Teacher Education – programa de formação docente -, também participou de atividades na Escola de Aplicação Feevale. Durante o programa, que ofereceu qualificação a 69 professores da Instituição para que repliquem a metodologia finlandesa de ensino no Estado e no Brasil, foram realizados quatro módulos, sendo o último o Pilotando a mentoria, por meio do qual os docentes desenvolveram projetos para aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso.
A coordenadora Niina Nyyssölä e as professoras Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da universidade finlandesa, se reuniram com a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira, e com os 17 grupos de mentoria para avaliar as ações, realizadas em maio e junho. Os mentorados participaram de aulas e planejamento e tiveram momentos de feedback e reflexão sobre a identidade do professor, prática, carreira e bem-estar, entre outras discussões. Tendo sido aprovados os projetos, os professores, agora mentorandos, receberam certificação na última quinta-feira, 15, em evento no Teatro Feevale.
Sobre o programa
O Mentored Teacher Education – Brazil/Finland é um programa baseado em um acordo de cooperação internacional inédito entre a Feevale a Tampere University. A parceria dá continuidade a uma relação de 18 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas e teve duração de dois anos, durante os quais 69 professores da Universidade Feevale e da Escola de Aplicação Feevale receberam formações em quatro módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; e Pilotando a mentoria. O objetivo era qualificar os docentes, de forma inovadora e colaborativa, por meio de metodologias do país europeu, que está entre os melhores do mundo em qualidade de educação. A cerimônia de certificação dos formandos reuniu autoridades da Feevale, da Tampere, do poder público municipal e estadual e de outras instituições de ensino do Vale do Sinos.