Um prêmio à inovação: Startup Weekend Novo Hamburgo se encerrou neste domingo | Universidade Feevale

Um prêmio à inovação: Startup Weekend Novo Hamburgo se encerrou neste domingo

A startup Olha Ela ficou com o 1º lugar no evento que, pelo segundo ano consecutivo, foi sediado pela Universidade Feevale

Foram 54 horas de imersão no mundo do empreendedorismo e da inovação, 11 ideias apresentadas, três escolhidas e, ao término do evento, a certeza de que todos saíram vencedores. Foi assim que a Universidade Feevale sediou, pelo segundo ano consecutivo, o Startup Weekend Novo Hamburgo. Durante o evento, que reuniu mais de 120 participantes entre sexta-feira e domingo (de 21 a 23 de outubro), incluindo acadêmicos e graduados da Feevale e de outras instituições, mentores auxiliaram no desenvolvimento do empreendedorismo inovador, cujas ideias busquem facilitar o cotidiano da sociedade.
 
Após a apresentação dos trabalhos, as três equipes que melhor desenvolveram seu plano de negócio foram escolhidas pelos jurados. A startup Olha Ela ficou com o primeiro lugar, seguida pela KD Remédio e pela Hotel Vago. Além disso, o prêmio de Menção Honrosa, que é dado à equipe que melhor se integrou ao espírito do evento, foi dado à startup 1Help.
 
O objetivo do projeto vencedor Olha Ela, que teve como idealizadores Fernando Vargas, Geórgia Kupsinskü, Joel Vargas da Silva, Júlio Goldschmidt, Mateus Müller, Melina dos Santos e Rodrigo dos Santos, é criar um aplicativo que visa auxiliar as usuárias de serviços de estética com profissionais autônomos. “A plataforma buscará aproximar ambos: o profissional  se cadastrará no aplicativo, expondo seus trabalhos. A cliente que já usufruiu do trabalho poderá avaliar. Assim, as potenciais usuárias podem se inscrever e, a partir disso, por meio da localização, o aplicativo mostrará quem são os profissionais próximos. Será possível, ainda, que a cliente cadastre o cartão de crédito – para efetuar o pagamento pelo próprio aplicativo -, escolher um profissional e agendar o serviço de acordo com a proximidade ou, até mesmo, o valor”, afirmou Geórgia Kupsinskü.  
 
O projeto KD Remédio, que ficou em segundo lugar, contou em sua equipe com Bárbara P. Bender Andrade, Charles Francisco Ferreira, Diego Schimitt, Francine N. da Silva, Frederico A. da Silva, Guilherme Luis Eckert, Jeferson da Silva, Moara Mingori, Reinaldo Vieira Matos e Wilson Soares tem como ideia principal a criação de um aplicativo que objetiva facilitar a compra de remédios, contando com o cadastro de estabelecimentos farmacêuticos que preencheriam um formulário, dentro da ferramenta, e apresentariam para o cliente interessado dados como valor promocional e validade. Já Hotel Vago foi o projeto que ficou com o terceiro lugar. Os criadores Adriana Moosher, Alencar Rocha, Anderson Thomé, Bruna Vidal, Carlos Eduardo Leão, Elias Jardim, Gabriel Holzbach, Júlia Schmidt, Laura Prodanov e Vitória Laís da Silveira se propuseram a criar um aplicativo que facilite o usuário/cliente a buscar um quarto de hotel que esteja vago nas proximidades. 
 
“Valorizamos muito o método de trabalho e, com certeza, todas elas são muito importantes para o surgimento de outras, porque o objetivo principal é criar um grupo de pessoas, em que possamos explorar e promover novas ideias e a cultura da inovação em nossa região. Foram 125 participantes, três ideias premiadas, onze apresentadas e a certeza de que multiplicamos talentos neste fim de semana”, reforçou Cleber Prodanov, pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale.
 
Como prêmios, o grupo primeiro colocado ganhou seis meses de incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale; o segundo lugar, quatro; e o terceiro lugar, dois meses. Além disso, os três trabalhos ganharam passaporte para participar de eventos nas Pílulas da Inovação, que consistem em cursos gratuitos, voltados a profissionais das empresas pré-incubadas, incubadas e graduadas e comunidade em geral, que visam a qualificação em inovação, buscando impactar os conceitos de empreendimentos, bem como os desafios de transformação de ideias em negócios inovadores. 

O que é o Startup Weekend?
O Startup Weekend reúne mentores e empreendedores de destaque, com o objetivo de inspirar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Ele proporciona uma experiência única, onde os participantes podem descobrir se suas ideias de empresas e produtos são viáveis, compartilhando desejos, formando equipes e lançando startups. Trata-se de uma competição de startups que ocorre em 54 horas de muita ação. Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são instigados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

Projetos vencedores

  • projeto KD Remédio, 2º colocado
  • Hotel Vago, 3º lugar
  • Foram 54 horas de imersão no mundo do empreendedorismo e da inovação
 
24/10/2016 - Atualizado 25/10/2016 08h33min
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.