Acadêmica da Feevale publica livro sobre psicologia aplicada ao esporte | Universidade Feevale

Acadêmica da Feevale publica livro sobre psicologia aplicada ao esporte

27/04/2023 - Atualizado 16h17min

Na obra, Gabrielly Boher da Silva analisa a cobrança dos brasileiros pela conquista do hexa na Copa do Mundo do Qatar

Livro aluna Foto: Gabriele Caponi

Com apenas 22 anos, a acadêmica Gabrielly Boher da Silva, do curso de Psicologia da Universidade Feevale, já pode dizer que publicou um livro. Fruto de sua paixão pelo esporte e da curiosidade a respeito da existência de suporte psicológico aos jogadores da Seleção Brasileira de Futebol, nasceu a obra A Cobrança do Hexa - Análises psicológicas. Publicado em março deste ano e desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, o livro apresenta um histórico sobre a Psicologia do Esporte e uma avaliação acerca da cobrança da população brasileira pela vitória do Brasil na Copa do Mundo – ou seja, pela conquista do título de hexacampeão do mundo. Também são abordados tópicos pertinentes a qualquer atleta, reforçando a importância do papel da psicologia para sua saúde mental.

Em suas pesquisas, a estudante descobriu que a comissão técnica da Seleção Brasileira não conta com um serviço de psicologia atualmente, mas profissionais da área já integraram a equipe no passado. “O mais triste é saber que houve um retrocesso nessa estrutura, pois nos dois anos consecutivos em que vencemos - 1958 e 1962 -, contamos com o apoio de psicólogos”, reflete a acadêmica. Nesse sentido, o tema despertou o interesse de Gabrielly, que considera o campo da psicologia no contexto do futebol brasileiro pouco explorado. “Se eu tivesse uma oportunidade de atuar nos campos de futebol profissional, com certeza aceitaria a experiência. Colocar em prática os estudos que estou me propondo fazer seria muito importante”, informa.

A acadêmica levou quatro meses para desenvolver o livro, e declara que o fato de estar estabelecida na Universidade Feevale não apenas como acadêmica, mas também como colaboradora, lhe forneceu a coragem necessária para encarar este processo. “Estou inserida em um local perfeitamente adequado para iniciar esse caminho, tanto que hoje tenho a oportunidade de divulgar essa experiência com os demais universitários, então tenho que abraçar todos os desafios e as possibilidades que acredito que estão por vir”, declara, acrescentando que o acervo da Biblioteca Feevale foi essencial para a realização de suas pesquisas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.