O acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, Maycon Diego Figueiredo, apresentou, na última semana, cinco trabalhos durante o Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. O evento, que aconteceu em Gramado, integrou a programação da III Jornada Gaúcha da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito). Ele representou o projeto Fisioterapia Desportiva, que é coordenado pelo professor Leonardo Fratti Neves.
Confira os trabalhos apresentados pelo estudante:
- Prevalência e padrões de lesões em atletas sub-20 de uma equipe de futebol do Vale do Sinos: um estudo retrospectivo
- Análise de força e estabilidade dinâmica em atletas de futsal feminino de uma equipe universitária do Vale do Sinos
- Perfil e prevalência de lesões em praticantes de crossfit no maior evento competitivo da região Sul do Brasil
- Tríade da mulher atleta: possíveis fatores de risco em equipe de futsal feminino universitário
- Associação de lesões e tempo de prática de crossfit no maior evento da região Sul do Brasil
Socialização dos resultados
Para o estudante, a participação em eventos desse porte serve como oportunidade para aprimorar os conhecimentos. “Os congressos proporcionam ao acadêmico a possibilidade de expor seus trabalhos científicos, divulgando, assim, o trabalho que estamos realizando aqui no projeto. Com certeza, isso evidencia o potencial que temos, motivando-nos a ter um senso crítico maior”, disse Figueiredo.
De acordo com Fratti, é importante incentivar acadêmicos a inscrever trabalhos em congressos como esse, pois o trabalho desenvolvido no projeto Fisioterapia Desportiva amplia o conhecimento do acadêmico. “É uma oportunidade de mostrar todo o trabalho desenvolvido nos projetos dos quais os estudantes fazem parte. E mais: é uma forma consistente de disseminar a informação o conhecimento acadêmico produzido na Feevale”, finaliza o professor.