Acadêmicos da Feevale representarão a Instituição em campeonato mundial na França | Universidade Feevale

Acadêmicos da Feevale representarão a Instituição em campeonato mundial na França

22/05/2020 - Atualizado 15h59min

Time FarmTwizy venceu etapa nacional do desafio Renault Twizy Contest 2020

farm

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de estudantes da Universidade Feevale venceu o desafio Renault Experience. A equipe FarmTwizy é formada por acadêmicos de diversos cursos da Instituição, que participaram do Twizy Contest 2020, uma iniciativa global da Renault para incentivar estudantes a inovar, em cima do conceito de eletromobilidade, a partir do modelo Twizy. Eles venceram, na final, estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo.

Os participantes, que foram orientados pelos professores Juan Almada e Fabiano Nunes, tiveram a ideia de desenvolver o FarmTwizy, um veículo elétrico que traz para o mercado do agronegócio uma solução inovadora, com o propósito de aumentar a produtividade na agricultura. Além disso, de maneira inteligente, o produto proporciona mobilidade e gestão da lavoura. Com tecnologia moderna e de forma sustentável, o veículo oferece, ao agricultor, ferramentas para análise de solo, análise foliar e monitoramento visual de toda plantação, auxiliando-o no combate a pragas e orientando-o nas ações necessárias para obter os melhores resultados.

Vinicius Wilbert, líder da equipe, graduado em Design pela Universidade Feevale, afirma que o objetivo do grupo era construir um legado, a partir das ideias propostas, para trazer bem-estar para a vida das pessoas. "Tivemos a honra de conquistar esse prêmio e estamos muito felizes por conseguir não só entregar uma ideia inovadora, mas atingir o nosso propósito, que é impactar a vida das pessoas por meio da mobilidade e da tecnologia”, explica. “Cada etapa desse projeto foi desafiadora, tanto pessoal quanto profissionalmente. Aliamos nossas características e habilidades em uma multidisciplinaridade e tivemos, desde o início, uma paixão para esse projeto acontecer. Conduzimos tudo com muita gestão e organização, pensando não apenas em vencer, mas alcançar nosso objetivo de impactar a vida das pessoas e trazer benefícios para o Brasil e para o mundo”, completa.

carro

Niklaus Lauxen, acadêmico do curso de Engenharia Eletrônica, diz que a experiência proporcionada pelo desafio foi a melhor possível.

Montamos a equipe na Universidade Feevale, com a orientação de alguns professores, a partir do exemplo da OrniTwizy, campeã da edição 2019, que fez com que conhecêssemos o desafio. Não tínhamos muito contato com o mercado do agronegócio, por isso, conversamos com muitas pessoas para entender como poderíamos oferecer uma solução a fim de auxiliar esse segmento. Evoluímos e aprendemos muito durante esse desafio e, com certeza, esse é um dos legados que levamos desse programa”, relata.

“Viemos de um primeiro ano de participação nesse concurso, em que a Feevale teve êxito com a OrniTwizy, em 2019. Dessa vez, com a bagagem que adquirimos no ano anterior, tivemos uma expertise interessante para orientar esse novo grupo para o desafio. Cada vez mais, queremos criar um ambiente criativo e de inovação. A Feevale torna-se um expoente dentro dessa ideia de automobilismo e soluções multidisciplinares. A Universidade só tem a ganhar como instituição, mostrando que os seus cursos formam excelentes profissionais”, complementa o professor Juan Almada. A equipe é composta por Lauxen, Wilbert, Gustavo Siebel, do curso de Engenharia Eletrônica, Elienai Josias, do curso de Engenharia Mecânica e técnico na Oficina Tecnológica da Feevale, e Paulo César Junior, do curso de Engenharia de Produção.

Viabilizado pela Diretoria de Inovação e pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), por meio do Centro de Design da Instituição, os estudantes desenvolverão um protótipo em um Renault Twizy. Os alunos também receberão mentorias e conteúdo para desenvolver a ideia vencedora e representar o Brasil no Challenge Twizy Contest Global da Renault, que acontecerá na França, com data ainda a confirmar.

Para o diretor do ICCT, João Batista Mossmann, é imensamente gratificante ver, novamente, acadêmicos da Feevale vencendo este desafio.

A Universidade tem esse espaço de troca de formações, investigação, inovação e conhecimento. Além disso, a Instituição auxilia os estudantes na experimentação, no empreendedorismo e no desenvolvimento de produtos inovadores, fazendo com que eles se destaquem ao longo da trajetória de formação”, destaca.

A diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, ressalta a importância de ter mais uma turma levando o conhecimento da Universidade para fora do país.

Isso mostra que estamos no caminho certo, com toda a reestruturação curricular que fizemos dentro dos cursos da Universidade com o Feevale Way, trazendo empresas para dentro da sala de aula e fazendo com que os acadêmicos tenham experiência com cases reais. Acredito que eles vão nos representar muito bem na França e esperamos que consigam ultrapassar mais essa etapa, pois acreditamos muito no potencial dos nossos alunos”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.