Estudantes criaram um game inspirado em Tetris e Breakout
Da esquerda para a direita: Both, Guilherme, Avila, Soares, Techera e Silva. À frente: Gonçalves
Sete acadêmicos do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale são finalistas do Gamejam+, maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. O evento, promovido pelo Games Dev Hub, envolve nove mil participantes de 40 países, e consiste em uma competição com seis fases, dentre as quais regionais, nacionais e mundial. A primeira delas aconteceu em outubro do ano passado, quando desenvolvedores do mundo todo formaram grupos e passaram por uma imersão de 42 horas para criar protótipos de jogos, que deveriam ter games clássicos como referência.
O grupo formado por João Arthur Rodrigues da Silva, Júlio Eduardo Soares, Pedro Tozzi de Avila, Pedro Augusto Bernardo Guilherme, Thiago José Avellaneda Techera, Arthur Luis Both e Lucas Soares Gonçalves, alunos da Feevale, desenvolveu o game BLAST.OS, inspirado em Tetris e Breakout. O jogo consiste na defesa de um sistema, sendo que o personagem principal é um antivírus que dispara bolinhas para eliminar as peças invasoras.
Na segunda fase, realizada de outubro de 2023 a janeiro de 2024, os grupos passaram por uma incubação, que ofereceu mentorias com profissionais renomados na área. A etapa seguinte foi de premiação dos jogos finalistas de países das cinco regiões do mundo.
Na quarta fase, de aceleração, que aconteceu de março a maio deste ano, os grupos finalistas passaram por um processo voltado para o negócio, tornando seus projetos produtos viáveis para o mercado. “Aprendemos sobre montagem de pitch, melhora artística e identidade visual”, aponta Pedro de Ávila, integrante da equipe que, agora, concorre à grande final, que acontece no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro. Além de concorrer ao prêmio mundial, os jogos selecionados para a final participaram, neste mês, de uma rodada de negócios com investidores da indústria de games.