Hora do Empreender prepara jovens para atuarem na nova economia a partir da educação empreendedora
O Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte, programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tem proporcionado, desde 2021, transformações na área da educação no município de Santo Antônio da Patrulha. A iniciativa Hora de Empreender promove a educação empreendedora, a resolução de problemas e prepara estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense para o novo mundo do trabalho.
Em 2022, por exemplo, uma colaboração com as Escolas QI resultou no desenvolvimento de um projeto focado na saúde mental, liderado pelos estudantes da Escola Patrulhense, que conquistou prêmios em competições nacionais e internacionais. Os alunos Lívia Cruz Ramos e Rafael de Jesus Tressoldi defenderam o projeto em eventos como a Infomatrix Brasil, obtiveram reconhecimento em várias categorias e garantiram uma vaga na Infomatrix World Finals, no México, consolidando a escola no cenário científico e tecnológico.
Além destas, a Escola Patrulhense participou de várias outras mostras científicas. Mariana Rodrigues da Silva e Vitória Ligabue Oliveira conquistaram, também, a medalha de bronze no Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia (I-FEST²) na Tunísia, neste ano. Para a Administração Municipal, essas conquistas evidenciam o impacto positivo do Projeto Hora de Empreender na formação dos alunos, incentivando o protagonismo e a criatividade e auxiliando a fortalecer não apenas a escola, mas também a inovação em Santo Antônio da Patrulha e no Litoral Norte.
Hora de Empreender
O projeto Hora de Empreender tem como objetivo preparar os jovens para atuarem na nova economia a partir das metodologias de educação empreendedora. Entre as metodologias aplicadas pelo Inova RS Região Metropolitana e Litoral Norte, estão a desenvolvida na Escola de Aplicação Feevale.
Sobre o Inova RS
Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS quer que o Estado seja, até 2030, referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Para isso, busca estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, é coordenadora do comitê estratégico do Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte.