Acadêmicos de Fisioterapia farão atendimentos com cão-terapeuta | Universidade Feevale

Acadêmicos de Fisioterapia farão atendimentos com cão-terapeuta

05/11/2015 - Atualizado 09h52min
Estudantes terão aulas de Terapia Assistida por Cães, nas quais atenderão crianças e adolescentes

Os acadêmicos da turma de Fisioterapia em Neurologia na Infância e na Adolescência, do curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, aprenderão uma terapia diferente nesta sexta-feira, dia 6, e na próxima segunda-feira, dia 9. Acompanhados por um adestrador, que também é fisioterapeuta, acontecerá a primeira abordagem do curso sobre a T.A.C. – Terapia Assistida por Cães. Com o cão-terapeuta, será realizada primeiramente uma aula teórica e, após, os estudantes atenderão seus pacientes na Clínica-escola de Fisioterapia, localizada no prédio Branco da Instituição.

Nos dois dias, a abordagem teórica acontece das 9h15min às 10h45min, e a prática com o cão, das 11h às 11h45min. Na sexta-feira, serão atendidas crianças, já na segunda-feira, os pacientes serão crianças e adolescentes. Conforme a professora da disciplina, Alessandra Couto Cardoso Reis, a aula será acompanhada por acadêmicos que já realizaram cursos sobre a T.A.C., os quais conduzirão as atividades.

Sobre a T.A.C.

A afeição e a possibilidade de adestramento dos cães podem trazer muitos benefícios como adjuvantes nos tratamentos e terapias de Pessoas com Deficiência (PCD), com doenças como Alzheimer, depressão e outros pacientes. A T.A.C. tem a capacidade de potencializar a memória, a concentração, a atenção e estimular os processos cognitivos, a afetividade e elevação da autoestima, além de auxiliar o processo de reabilitação com exercícios específicos que podem ser realizados com mais motivação e interesse.

A T.A.C. faz parte de um conjunto de atividades que têm o objetivo de utilizar animais no auxílio para a recuperação desses pacientes. Saiba mais sobre cada uma delas:

Atividade Assistida por Animais (AAA) – é realizada por voluntários, onde o cão é integrante de maneira aleatória, trabalhando de forma passiva (sociabilização do homem com o animal).

Terapia Assistida por Animais (TAA) – profissionais da saúde realizam a terapia, onde o cão faz parte do tratamento direcionado a exercícios específicos, conforme a necessidade do paciente. Os ambientes de maior utilização são em reabilitações de pacientes neurológicos, cardíacos, pediátricos e pneumopatas.

Educação Assistida por Animais (EAA) – é feita por profissionais da Pedagogia e Psicologia, utilizando o cão como parte do trabalho em escolas, atendendo a alunos com hiperatividade e depressão. Na área da geriatria, principalmente com o Alzheimer, este procedimento é bastante utilizado.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.