Instituições se unem para desenvolver ações em diferentes áreas
A Universidade Feevale e o Hospital Mãe de Deus, duas grandes marcas das áreas de educação e saúde, formalizaram nesta terça-feira, 23, uma parceria que vai movimentar o Rio Grande do Sul. As instituições se unem para realizar ações conjuntas de ensino, pesquisa, pós-graduação, formação continuada, inovação, extensão, saúde e intercâmbio técnico, científico e cultural. Também serão avaliadas oportunidades de desenvolvimento e implantação de ferramentas, metodologias e outras formas de incremento de medidas inovadoras com mútua relevância.
O documento foi assinado pela Irmã Lucia Boniatti, diretora presidente da Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus; por Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale; e pelo reitor Cleber Prodanov. Também participaram do ato o diretor geral do Hospital Mãe de Deus, Rafael Cremonese, gestores de diferentes áreas de ambas as instituições, professores e alunos dos cursos da área da saúde da Feevale.
O reitor Cleber Prodanov (D) salientou que esta é a união de duas grandes organizações, uma universidade e um grupo hospitalar, que estão juntando esforços na questão da saúde, da formação, do atendimento, da inovação e da pesquisa voltada à área da saúde. “É extremamente importante unir duas instituições consagradas, reconhecidas, em prol desta nova visão de futuro que se tem sobre a saúde” – destacou.
Isso impactará muito a sociedade, seja formando pessoas melhores, promovendo um atendimento diferenciado ou potencializando o Hospital Mãe de Deus com a aproximação da área da educação e a Universidade Feevale com a área da saúde”, disse Prodanov.
Para Irmã Lucia (D), a parceria é muito importante, pois a Universidade proporciona a base científica e o Hospital tem as portas abertas para que os alunos possam aplicar o conhecimento e fazer uma integração mais consolidada da sua aprendizagem.
Para o Mãe de Deus, ter uma parceria como esta é muito relevante, pois ajudamos a profissionalizar e contribuímos com o crescimento do formando. A ciência deve ser desenvolvida pelas universidades e nós, como prestadores de serviço, temos que oferecer toda nossa estrutura para que eles possam fazer a sua prática da melhor forma possível”, afirmou Irmã Lucia.
O presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves (na foto à direita), falou da satisfação em firmar parceria com o Hospital Mãe de Deus. “Este convênio é de muita importância para o aprimoramento de nossas entidades, pois as ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, formação continuada, saúde, intercâmbio técnico, científico e cultural vão contribuir para os objetivos e prioridades de ambas as instituições”, salientou. “São duas potências que se unem para que tenhamos grandes avanços. Porto Alegre ganha, o Rio Grande do Sul ganha”, complementou o secretário municipal adjunto de Porto Alegre, Richard Dias, que representou o prefeito Sebastião Melo.
Inovação
Serão executadas ações voltadas à inovação, como rodadas de negócios com startups instaladas no Feevale Techpark e nas unidades do Hub One; desafios empresariais; aceleração de startups; acesso a bolsas acadêmicas de inovação; e concepção de espaço físico compartilhado para aceleração de projetos e negócios na área da saúde.
Educação corporativa
Haverá oferta de cursos de formação e qualificação para os colaboradores da Associação Educadora São Carlos, inclusive em Porto Alegre, com descontos de até 10%, bem como a realização de workshops multiprofissionais.
Ensino
A Feevale poderá propor o credenciamento dos professores do curso de Medicina para atuarem como membros do corpo clínico do Mãe de Deus, sempre respeitando o regimento e os procedimentos de credenciamento e admissão. O Mãe de Deus, por sua vez, poderá propor o credenciamento dos médicos do corpo clínico para atuarem como professores em cursos de pós-graduação lato sensu – MBA e especialização – da Feevale, desde que respeitado o regimento da Universidade.
Entre os cursos que serão oferecidos em conjunto, para a comunidade em geral, estão o MBA em Gestão e Inovação em Saúde e a especialização em Terapia Intensiva, com descontos a partir de 10% para colaboradores. As inscrições podem ser realizadas a partir desta terça-feira, 23, pelo site pos.feevale.br.
Saúde
Será viabilizada a realização de estágio curricular obrigatório e não obrigatório em cursos de graduação na área da saúde. Em regime de mútua colaboração, serão executadas ações voltadas à saúde, em especial, aos cursos de graduação da Universidade, visando fomentar a experiência prática em complementação ao processo de ensino-aprendizagem.
Pesquisa
Serão desenvolvidas e implantadas, por ambas as instituições, técnicas de diagnóstico viral em amostras clínicas de pacientes do setor de cardioneurologia do Hospital Mãe de Deus, bem como avaliação de pacientes previamente diagnosticados com HIV, HPV e vírus da hepatite B e C, para caracterização dos agentes virais e da resposta do paciente. Também ocorrerão ações envolvendo pacientes de outros setores, envolvendo avaliação de imunológicos.
Além disso, serão realizadas ações como cardiometabolismo, em especial trabalhando com diabetes e obesidade; oncologia, na linha de monitoramento terapêutico de fármacos; pesquisa básica, em estudos observacionais; e inserção na área de interações medicamentosas, reações adversas a medicamentos, erros de dose e adesão à terapia medicamentosa.
A intenção também é gerar interesse em grupos de pesquisa em áreas como diabetes, obesidade, oncologia e cardiovascular. Alunos de mestrado e doutorado também poderão realizar pesquisas no Hospital, da bancada à beira do leito, com orientação de professores da Feevale e coorientação de médicos do Mãe de Deus. Ainda será viabilizada a produção de teses e dissertações na área de gestão e estudos observacionais, com abrangência nas áreas de medicina, enfermagem e farmacologia. Pesquisadores do Hospital poderão participar de bancas de qualificação e defesa na Universidade Feevale.
Sobre a Universidade Feevale
Com 53 anos, a Universidade Feevale se propõe a ser um agente fundamental de transformação para a sociedade, promovendo o empreendedorismo nas diferentes áreas do conhecimento, sempre na perspectiva da promoção de uma cultura inovadora. A Instituição possui 10 mil estudantes em todos os níveis de ensino, cerca de 140 cursos de graduação e pós-graduação (doutorado, mestrado, especialização e MBA), 170 projetos de pesquisa e extensão e qualificado grupo de professores.
A Feevale também se projeta internacionalmente em função de parcerias com instituições estrangeiras, distribuídas em dezenas de países, inclusive naqueles que são referência em Educação, como é o caso da Finlândia. Mantida pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), a Universidade possui uma moderna estrutura, que inclui três campus; mais de 300 laboratórios; Feevale Techpark, com unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre; Teatro Feevale, com capacidade para 1.842 pessoas; e polos em Campo Bom, Esteio, Gramado, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Sapiranga e Dongguan (China).
Sobre o Hospital Mãe de Deus
Há mais de 40 anos, o Hospital Mãe de Deus oferece soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da Instituição. Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo, e, em 2021 e neste ano, foi considerado o sexto melhor hospital do Brasil, pela World's Best Hospitals, ranking da revista Newsweek.
A Instituição conta com cinco unidades físicas, sendo quatro em Porto Alegre e uma em Capão da Canoa. Na Capital, a principal, na Avenida José de Alencar, apresenta uma estrutura hospitalar de alta complexidade, com 312 leitos ativos, emergência, laboratório, centro de diagnóstico por imagem e o serviço Mãe 360°, reunindo diversas especialidades para consultas de forma integrada. Na Rua Costa, 40, está o Centro Integrado de Oncologia, com consultórios e espaço para quimioterapia. A unidade de Radioterapia está localizada na Rua Orfanotrófio, na Zona Zul. A Unidade Carlos Gomes, na Avenida Soledade, 569, oferece, atualmente, os serviços de Pronto Atendimento em Traumatologia, Ortopedia e Cirurgia, Bloco Cirúrgico, Nefrologia e Hemodiálise. Em Capão da Canoa, uma unidade com serviços de Pronto Atendimento em Traumatologia e Ortopedia, Pediatria e Clínica Geral e consultas em Oncologia, Neurologia e Cirurgia Vascular.