Alunos da Universidade Feevale farão estudo para a construção de um teatro em Gramado | Universidade Feevale

Alunos da Universidade Feevale farão estudo para a construção de um teatro em Gramado

25/09/2020 - Atualizado 15h53min

Parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado foi formalizada nesta sexta-feira, 25

gramado

Prodanov e Bertolucci assinam o convênio

Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Feevale vão realizar um estudo preliminar para a construção de um teatro em Gramado, na Serra gaúcha. A parceria entre a Instituição e a Prefeitura Municipal de Gramado foi formalizada na manhã desta sexta-feira, 25, pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci e pelo reitor Cleber Prodanov. Também estiveram presentes o secretário municipal da Cultura, Allan John Lino, o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Feevale, João Mossmann, e o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel de Almeida.

O estudo será realizado, voluntariamente, pelos estudantes dos dois cursos da Feevale, com a supervisão de professores do Centro de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Construções Sustentáveis. Eles terão a oportunidade de vivenciar uma experiência de projeto, buscando soluções que atendam às necessidades do município e contemplem os princípios de sustentabilidade.

O teatro deverá ser construído em uma área de cerca de 10 mil m², localizada na Av. Borges de Medeiros, 4.111, no centro de Gramado, que está sob a responsabilidade da Gramadotur. O estudo prevê, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado.

Os estudantes farão a representação esquemática em 3D, de acordo com as especificidades preliminares apresentadas pelo município, e a Prefeitura nomeará integrantes de diversas secretarias como profissionais técnicos responsáveis pelo acompanhamento das atividades. O cronograma de execução do estudo deverá ser concluído no final do primeiro semestre de 2021.

Atividades culturais e corporativas

Para o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, essa é uma grande oportunidade de aprendizado, que leva em consideração necessidades reais do município de Gramado.

A parceria vai possibilitar aos estudantes a participação em um trabalho que fornecerá à comunidade um ambiente focado na cultura e no entretenimento, com espaços para educação, lazer e comércio, a partir da utilização de sistemas construtivos e materiais sustentáveis”, afirma Prodanov.

O diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Feevale, João Mossmann, diz que esse é um exercício inspirador para os estudantes.

Estamos fomentando desafios e criando condições para que o aluno experimente situações e possa lidar com diferentes conhecimentos e habilidades relacionadas ao seu curso de formação. Assim, os cursos conectam seus estudantes com os desafios contemporâneos, incentivando criações inovadoras, pautadas na combinação de elementos tecnológicos e criativos”, destaca Mossmann.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, comenta que a parceria com a Universidade Feevale visa construir um espaço moderno e avançado, para que a cidade tenha um teatro que possibilite todos os tipos de espetáculos.

O teatro estará disponível para toda a comunidade, especialmente para os artistas que vierem se exibir em Gramado. É um momento de muita alegria, pois teremos um espaço para receber e divulgar a arte brasileira e internacional”, ressalta Bertolucci.

Já o secretário municipal de Cultura, Allan John Lino, fala que, graças à parceria entre a Prefeitura e a Feevale, serão proporcionadas atividades culturais e corporativas ao município.

Estamos imensamente felizes em fazer parte desse novo processo e, com isso, deixamos um legado para toda a comunidade e região”, diz Lino, acrescentando que parcerias são essenciais para o crescimento tanto do setor público quanto do privado.

Saiba mais:

Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) – Compreende as atividades de ensino que dão suporte ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale. O espaço visa à melhoria do ensino, proporcionando aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.

Centro de Construções Sustentáveis – Apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando aos estudantes de Engenharia Civil uma vivência de ensino aplicada e dinâmica. Com isso, valoriza o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.