Ano de 2022 foi o que registrou maior número de casos de dengue em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Ano de 2022 foi o que registrou maior número de casos de dengue em Novo Hamburgo

13/03/2023 - Atualizado 12h56min

dengue

Projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado em parceria pela Feevale e prefeitura, divulgou boletim informativo especial

O projeto de Prevenção e Combate à Dengue, executado em parceria pela Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, divulgou um boletim informativo sobre a Densidade de casos de dengue no município em 2022. Ricamente ilustrado com gráficos e números, o material sintetiza a primeira epidemia da doença na cidade em 2022, ao mesmo tempo em que sinaliza ações positivas para o combate a novos surtos. Um dos dados mais significativos, por exemplo, é que desde que o município foi considerado como infestado, o ano de 2022 foi o que registrou o maior número de casos de dengue, seguindo o padrão observado para o Estado.

Os primeiros casos confirmados de dengue em Novo Hamburgo, no ano passado, ocorreram na semana epidemiológica 8 (de 20 a 26 de fevereiro). Os casos subsequentes foram registrados até a semana epidemiológica 38 (de 18 a 24 de setembro). Após dois meses, o pico aconteceu na semana 17 (de 24 a 30 de abril), com o maior número de casos no município registrado, totalizando 969 pessoas com dengue. Ao longo de 26 semanas epidemiológicas, foram somados 7.155 casos da doença.

Confira um resumo da dengue em Novo Hamburgo em 2022:

  • Casos notificados: 8162
  • Casos confirmados: 7155
  • Casos descartados: 972
  • Casos suspeitos em análise: 6
  • Óbitos: 9

O primeiro caso de dengue foi registrado na semana 8 (de 20 a 26 de fevereiro), no bairro Santo Afonso. É possível ver, nos mapas disponibilizados, o avanço da doença – na semana 14 (de 3 a 9 de abril), já havia moradores com dengue em todas as regiões do município. Os números também demonstram que os bairros mais populosos foram os mais atingidos: Canudos e Santo Afonso sofreram o maior montante de casos.

Ações de controle

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki, o ano de 2022 apresentou um cenário novo, com muitos casos de dengue e o alerta de uma possível nova realidade para essa doença na região.

Assim, é igualmente relevante ter dados sobre a dinâmica dos casos encontrados, quantidade e distribuição: conhecer o passado para enfrentar os desafios do futuro”, afirma Spilki.

Nesse sentido, ações foram tomadas ao longo de 2022 para enfrentamento e controle da epidemia em Novo Hamburgo. Confira:

  • Pesquisa Vetorial Especial (PVE): é utilizada na tentativa do bloqueio de transmissão da dengue e consiste na vistoria de 100% dos imóveis do entorno do caso do suspeito. Durante o ano de 2022, foram realizadas 100 PVEs com raio de 200 metros da moradia da pessoa com suspeita ou confirmação de dengue, sendo vistoriados 12.763 imóveis durante o período. Os depósitos encontrados foram eliminados, tratados mecanicamente e/ou tratados quimicamente; além de ser realizada a pesquisa larvária.
  • Bloqueio químico: consiste na aplicação de um adulticida, utilizando um equipamento que dispersa as partículas em ultrabaixo volume. A ação utiliza o inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde e é realizado pela Vigilância Ambiental do Município. O propósito da atividade é eliminar os mosquitos adultos contaminados no perímetro da PVE.
  • Ações na mídia: foram realizadas campanhas de divulgação, bem como sugeridas pautas aos veículos de comunicação, a fim de informar a população sobre a importância da prevenção e as ações realizadas.
  • Ações de políticas públicas: criação do Comitê Municipal de Arboviroses e atualização do Plano Municipal de Contingência.

Saiba mais

O material completo pode ser acessado no link: feev.as/634df03.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.