Evento tem o objetivo de desencadear oficialmente a Consulta Popular 2024 – Orçamento Estadual 2025
O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizam a Assembleia Pública Regional do Consinos nesta quinta-feira, 17 de outubro, no Câmpus II da Universidade Feevale. O evento, que tem o objetivo de desencadear oficialmente a Consulta Popular 2024 – Orçamento Estadual 2025, acontece a partir das 14h, no auditório do prédio Azul.
No encontro, será apresentada a metodologia e o passo a passo da Consulta Popular 2024, assim como definido o número de propostas que irão constar na cédula de votação e o número de propostas eleitas, bem como o limite de áreas temáticas. Também será constituída a Comissão Regional da Consulta Popular 2024 e definido o cronograma das próximas assembleias.
“Neste ano de 2024, a participação dos cidadãos é ainda mais significativa e necessária para indicarmos as áreas e os projetos prioritários no processo de restauração dos municípios e do Estado do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. A população precisa apontar aos gestores públicos suas prioridades por meio da Consulta Popular”, destaca o presidente do Consinos, professor Gabriel Grabowski.
Processo de votação
A votação da Consulta Popular 2024 acontecerá totalmente de forma digital (online e offline), por meio do portal da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br). É um processo de democracia participativa, no qual o cidadão tem a oportunidade de escolher, pelo voto, os investimentos de interesse regional que deseja ver executados e que podem ser acompanhados pelos cidadãos. A Consulta Popular é um valioso mecanismo de fortalecimento das relações entre o Governo e a população, consagrando uma saudável convivência entre a democracia representativa e participativa.
Saiba mais
O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento local e regional harmônico e sustentável, bem como a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhor qualidade de vida da população. Mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br e no Facebook do Consinos (www.facebook.com/consinos.consinos.3).