Durante o mês de novembro, organizações que integram a Coalizão Vozes do Advocacy querem estimular o diagnóstico precoce e o controle da glicemia
Cerca de 16 milhões de brasileiros vivem com diabetes, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes. A doença, quando não é diagnosticada precocemente ou tratada de forma adequada, pode gerar complicações como neuropatia, nefropatia, insuficiência cardíaca, derrame, infarto e retinopatia diabética (que leva à cegueira), entre outras.
Nesse sentido, durante todo o mês de novembro – período em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes – as associações que integram a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promovem, em vários Estados do Brasil, campanhas de conscientização sobre o diagnóstico precoce da condição. O objetivo é, também, alertar a respeito das possíveis complicações do diabetes e estimular que pacientes façam o controle da glicemia. As ações incluem teste de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação nutricional, avaliação dos pés, avaliação de acuidade visual e demais avaliações e orientações gerais de saúde.
Sobre a Coalizão
A Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade reúne 21 associações e dois institutos de todo o Brasil, unidos em prol da causa do diabetes e da obesidade, para ampliar o acesso ao tratamento e a promoção de políticas públicas que protejam e amparem essas populações.