Quatro biólogas formadas na Universidade Feevale executarão o projeto ambiental a partir de janeiro
Quatro biólogas graduadas pela Feevale vão desenvolver um projeto ambiental em Ivoti. Jenifer Panizzon, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade, juntamente com Joana Tomazelli, Vanessa Graef e Paula Graziela Lehnen, mestras em Qualidade Ambiental pela Instituição, foram contempladas em um edital do Conselho Municipal do Meio Ambiente da cidade.
O projeto Biodiversidade de flora e fauna em fragmentos de matas ciliares de Ivoti começará a ser executado em janeiro de 2022. O objetivo é investigar a fauna e a flora da cidade, em três fragmentos de matas ciliares, afluentes do rio Feitoria.
Conforme Jenifer, matas ciliares são áreas indispensáveis para a proteção dos ecossistemas hídricos. Ela explica que o estudo vai ajudar a mapear a biodiversidade existente no município, já que há carência de pesquisas sobre o tema nesses locais. Será realizado um levantamento de árvores, samambaias e epífitas, assim como de aves e mamíferos que auxiliam na proteção do ecossistema hídrico.
Ao longo de 500 metros de cada fragmento de mata estudada, utilizaremos o método do caminhamento e de observação direta para o registro das plantas e das aves, enquanto que, para o levantamento das espécies de mamíferos, serão instaladas armadilhas fotográficas no mesmo espaço”, detalha. As espécies registradas serão verificadas quanto à origem (nativas e exóticas) e se possuem ou não algum grau de ameaça, em nível estadual, nacional e mundial.
Com os resultados obtidos, o grupo vai elaborar e publicar um e-book, alcançando escolas e a comunidade em geral. O desejo é o que o trabalho possa, também, ser utilizado para o planejamento ambiental do município e contribua para o desenvolvimento do ecoturismo na região.