Feevale é a única instituição comunitária a integrar o projeto de âmbito nacional da Vale S.A.
No final deste mês, os bolsistas de mestrado selecionados para o projeto de pesquisa da Universidade Feevale que integra a Cátedra Under Rail, da Vale S.A., começarão suas atividades. Camila Ariana Müller, Jones Luís Müller e Letícia Andreolli iniciarão as pesquisas no projeto Estudo de resinas poliméricas para reparo e prevenção da abrasão em dormentes de concreto.
Os bolsistas foram selecionados a partir de edital da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) para ingressar, como alunos de mestrado, no Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, por 24 meses. Com coordenação do professor Fabrício Celso, os alunos atuarão na pesquisa e desenvolvimento de resinas para correção da abrasão em dormentes de concreto, bem como na caracterização e melhoramento de resinas preventivas para aplicação em dormentes de concreto.
Sobre o convênio
Por meio do convênio, a Vale S.A. investirá, inicialmente, R$ 1.789.139,26 na pesquisa da Feevale, que é a única instituição comunitária a integrar o projeto de âmbito nacional. Liderada pela Universidade de São Paulo (USP), a Cátedra Under Rail tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e o aumento do conhecimento e compreensão sobre a interação e o funcionamento dos elementos e dos materiais existentes abaixo dos trilhos ferroviários, incluindo todos os componentes que dão condições e asseguram a trafegabilidade do transporte ferroviário, com enfoque nas ferrovias que transportam grandes volumes e elevadas cargas por eixo. Assim, será possível aumentar a disponibilidade da via, maior segurança operacional e redução nos custos de manutenção.