Calourada de inverno: evento aborda autenticidade e criatividade em marketing | Universidade Feevale

Calourada de inverno: evento aborda autenticidade e criatividade em marketing

15/08/2019 - Atualizado 14h53min

Calourada


Bate-papo aconteceu nesta quarta-feira, no Câmpus II

Na noite desta quarta-feira, 14, ocorreu, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Feevale, o bate-papo alusivo à Calourada 2019, em recepção aos novos estudantes da Universidade e aos acadêmicos que retornaram para mais um semestre. Com mediação da professora Rosana Vaz Silveira (Publicidade e Propaganda), a mesa abordou o tema Autenticidade e Marketing Criativo e trouxe, ainda, os profissionais Maicon Kraey Colombo, da Palcco Conteúdo Criativo; Eduardo Viero, egresso da Universidade e com experiência na área de vendas e merchandising de grandes empresas nacionais e multinacionais; Mônica Morás, que atua na área de relacionamento com o cliente; e Alisson Coelho, professor do curso de Jornalismo da Feevale. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Diretório Central de Estudantes (DCE) e lotou o auditório.

Eduardo Viero e Mônica Morás abriram o debate mostrando o case de um projeto itinerante em fotografia, por meio do projeto/blog Eduardo e Mônica. Ambos, da área de Administração, decidiram lançar o blog em uma decisão por um ano sabático, que começou em 2014 – e que dura até hoje. Eles mostraram as experiências por alguns lugares que passaram, apenas como viajantes, quando decidiram registrar a passagem por esses locais de forma criativa.

“Tudo começou como um ócio criativo, com anotações e percepções do mundo”. Ele destacou a chamada Ressonância Criativa, com as experiências da vida que nos transformam.“São as conversas em bares, a comida experimentada, as viagens e outras vivências que formam a nossa identidade e isso eu apliquei na fotografia”, disse Viero.

Já Mônica ressaltou a escrita criativa no blog, que traz dicas de viagens e de fotografia, respondendo a perguntas que muitas vezes as pessoas nem sabem que existem.

“Tem dado muito certo, porque usamos uma linguagem autêntica e compartilhamos experiências”. Para ela, autenticidade é ir além da verdade. “Envolve coragem, vulnerabilidade e ser você mesmo. É preciso ter coragem e propósito”, afirmou.

Maicon Colombo, da Palcco Conteúdo, ressaltou que autenticidade, nos dias de hoje, é a condição do seu estado.

“Unem-se o produto e um valor que nós colocamos nisso. Uma capinha de celular em um aparelho caro, por exemplo, torna algo original”. Para ele, a autenticidade-produto é uma condição de identidade e de representação. No contexto pessoa/ser humano, é uma condição de felicidade e expressão. “A autenticidade se dá no ser pelo o que ele expressa”. Ele evidenciou que a autenticidade é ser você mesmo. “É o que eu consumo, é o que me representa. A autenticidade está no contexto da diversidade, portanto quebra padrões”, garantiu.

Já o professor Alisson Coelho iniciou sua fala com exemplos de textos publicitários nos quais uma única palavra pode definir o interesse por algo. Na comunicação, para ele, são contadas histórias, independente da área de atuação. Pensando nisso, ele abordou o que nos faz autênticos e únicos como indivíduos: a nossa história.

“Estamos produzindo histórias que vêm e vão. Talvez o sucesso de comunicar bem, seja com uma boa reportagem ou com uma boa campanha, é a construção de uma narrativa”. Coelho ainda deu uma dica para os alunos: “No próximo trabalho acadêmico de vocês, pensem nesse storytelling. Nessa narrativa, de alguma forma, devemos nos conectar”, explicou.

Rosana ressaltou a relevância do tema em um momento de novos modelos de negócio.

“Estamos mudando a percepção de propaganda, com clientes demandando novas coisas e com agências que precisam repensar suas atividades”. A professora evidenciou, ainda, a participação de Eduardo e Mônica, com um modelo de negócio autêntico e ousado. “Essa é a perspectiva de como colocamos nossa marca no mundo, como colocamos isso em relação ao marketing criativo”, completou.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.