Iniciativa é da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, um a cada três adultos na América Central e do Sul vive com diabetes, mas ainda desconhece o diagnóstico. Presume-se que, no Brasil, 46% das pessoas entre 20 e 79 anos, que vivem com a doença, também desconhecem o diagnóstico. Atualmente, cerca de 42,9 bilhões de dólares são gastos no país com o tratamento de diabetes e suas complicações. Boa parte deste valor poderia ser economizado com o diagnóstico precoce da doença.
“Segundo a Federação Internacional de Diabetes, há no Brasil oito milhões de pessoas ainda não diagnosticados com a condição e sabemos que a pandemia de Covid-19 trouxe um número maior de pessoas com a doença, devido ao aumento de peso (uma média de 6kg) e à contaminação com o coronavírus”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
A campanha visa estimular os brasileiros a procurarem seus médicos e fazerem seus exames de glicemia em jejum, ou procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar e realizar o teste de ponta de dedo, que é um pré-diagnóstico. “Nossa expectativa é ampliar os diagnósticos precoces, reduzindo os riscos de complicações destes pacientes e, por consequência, o impacto do Sistema Único de Saúde por internações e hospitalizações, desonerando seus custos”, afirma a coordenadora.
Para ajudar a ampliar os diagnósticos de diabetes no país, a campanha também lançou uma petição pública, buscando o apoio popular a partir de assinaturas. A intenção é sugerir ao Ministério da Saúde a inclusão do procedimento de medição de glicose na porta de entrada do protocolo de atendimento de urgências e emergências do Sistema Único de Saúde.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 22 associações e de dois institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças e lutar por políticas públicas que auxiliem o tratamento adequado dessas doenças no país.