Material, que pode ser acessado gratuitamente, conta com especificações para criação de ambientes de recreação, de apresentações e de descanso
O projeto desenvolvido para uma escola de educação infantil de Novo Hamburgo deu origem a um material que poderá ser utilizado por outras entidades da região. Em maio deste ano, a escola de Recreação Fazendo e Acontecendo, localizada no bairro Rio Branco, procurou o Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Feevale com uma necessidade muito específica. A direção precisava de modificações na área da frente do prédio, e utilizou a consultoria do CAU, cujos estagiários Amanda Ada Bauermann e Eduardo Cardoso Dörr, orientados pelos professores Adriana Dutra e Eduardo Schneck, projetaram um novo espaço para a escola.
Elaboradas para trazer soluções sustentáveis na criação de ambientes de recreação para as crianças, de apresentações e de passagem para a comunidade escolar, as propostas, depois de apresentadas à escola, foram reunidas em um documento chamado Portifólio de ideias para recreação em escolas de educação infantil. As ideias, de fácil implementação e de baixo custo, foram desenvolvidas para serem aplicadas a partir de materiais sustentáveis e reciclados.
Projeto de pergolado
A intenção é que, a partir de agora, outras escolas interessadas possam utilizar esse portfólio como fonte de ideias para o desenvolvimento de ambientes que necessitem de revitalização. O documento conta com especificações para a criação ou revitalização para seis diferentes ambientes: pista, cortina de macarrão, percurso de pneus, pergolado, bancos e bambolês. As soluções já são apresentadas com as dimensões e sugestões de tipos de materiais e de pintura.
De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Adriana Dutra, a criação desse portfólio proporcionou, aos acadêmicos, a experiência de desenvolverem um projeto aplicado, no qual tiveram de buscar soluções para ocupação de espaços externos, aliando baixo custo e fácil implementação.
Para nós, professores, foi uma oportunidade de trabalharmos teoria e prática com nossos estudantes, com condicionantes e demandas reais. O nosso objetivo foi, através dessa experiência, criar um portfólio de soluções que outras escolas possam implantar, qualificando os espaços de brincar das crianças”, explica.
Saiba mais
As escolas interessadas em ter acesso ao portfólio podem entrar em contato com o Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Feevale pelo e-mail cau@feevale.br. O material é gratuito, e a equipe do CAU está disponível para esclarecer dúvidas pelo mesmo contato.