Cervejarias artesanais lançam a Rede Craft | Universidade Feevale

Cervejarias artesanais lançam a Rede Craft

24/05/2022 - Atualizado 22/06/2022 10h21min

Associação busca atrair e fomentar o mercado artesanal cervejeiro e o turismo no Rio Grande do Sul

foto

Com o objetivo de atrair novos negócios e fomentar o mercado cervejeiro artesanal e o turismo no Rio Grande do Sul, um grupo de 15 cervejarias, situadas no Vale do Sinos, Serra Gaúcha e Litoral Norte, lançaram a Rede Craft. A cerimônia de lançamento da entidade foi realizada nesta segunda-feira, 23, no Feevale Techpark, em Campo Bom. Estiveram presentes os associados da Rede Craft, autoridades estaduais e municipais, bem como integrantes do Programa Redes de Cooperação da Universidade Feevale, que auxiliaram os empreendedores a constituírem a associação.

A Rede Craft é composta pelas cervejarias Baldhead, Cubo, Koringa, Veterana e Ruradélica (Porto Alegre); Donner, La Birra e Salvador (Caxias do Sul); Brew Up (Campo Bom); Fat Bull (Novo Hamburgo); Leoner-Hof (Sapiranga); Narcose (Capão da Canoa); Old Captain (Canoas); Oripacha (Morro Reuter) e Paralelo 30 (Eldorado do Sul). Tem como proposta conectar-se a novos associados, instituições de ensino e empresas, a fim de criar recursos inexistentes no mercado cervejeiro e incentivar a melhoria de toda a cadeia produtiva. Visa, também, contribuir para o desenvolvimento econômico regional, por meio de projetos de inovação tecnológica e gestão no âmbito das operações industriais e de atendimento das associadas.

Janderson Martini, presidente da Rede, destacou a união dos associados, que vêm trabalhando, desde setembro do ano passado, para a viabilização da entidade. “Hoje, brindamos a constituição de um sonho, que visa ao trabalho colaborativo, à melhoria e à qualificação dos nossos processos e produtos, bem como do nosso setor”, afirmou. "Agora vocês deixam de ser concorrentes e se transformam em parceiros de negócios", pontuou Elci Lado Aguirre, coordenadora técnica do Programa Redes de Cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Conforme a professora Alexandra Zottis, coordenadora do Programa na Feevale, o lançamento desta nova rede reforça o papel da Feevale na comunidade, buscando o desenvolvimento regional de uma forma sustentável e articulada, por meio da promoção da cooperação. “Reunimos empresas de várias cidades, que passam a ter vantagens significativas. Esse segmento do turismo segue crescendo no país, atraindo cada vez mais pessoas interessadas, principalmente o público jovem, que busca novas experiências”, complementa.

Segundo David Schu, diretor de Turismo de Novo Hamburgo, uma das maiores dificuldades no turismo é a capacidade de cooperação. Para ele, é só dessa forma que serão construídas iniciativas na região, que impactarão de forma rápida no Estado. “Eu não tenho dúvida de que a Rede Craft possibilitará maior competitividade e melhor entrega ao consumidor, com uma proposta de valor ao setor que fortalecerá o turismo na região”, finalizou.

Programa Redes de Cooperação

É desenvolvido a partir de uma parceria, superior a 20 anos, entre a Universidade Feevale e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo reunir pessoas e empresas com interesses comuns em redes de cooperação, para a constituição de uma entidade juridicamente estabelecida (associações). Com isso, é possível realizar ações conjuntas dos participantes, facilitando a solução de problemas coletivos e o acesso às tecnologias, bem como conquistando novas oportunidades de mercados, produtos e serviços.

Rede Craft

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.