Colegiado é responsável por manter a ética no desenvolvimento de projetos de pesquisa
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), aprovou a renovação, por mais três anos, do registro e credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Feevale. Interdisciplinar, independente e de relevância pública, o colegiado tem fundamental importância para a Instituição e, também, para toda a sociedade, tendo em vista que avalia e acompanha os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos.
A coordenadora do CEP, Maria Cristina Bohnenberger, explica que o comitê é formado por uma equipe multidisciplinar e possui dois representantes dos participantes da pesquisa, indicados pelo Conselho Municipal da Saúde. “A nossa atuação, de forma colegiada, visa defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade. O comitê possui carácter consultivo, deliberativo e educativo, visando ao desenvolvimento de projetos dentro de padrões éticos”, afirma.
As reuniões ordinárias do CEP ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês, quando os pareceristas relatores e revisores discutem questões referentes aos projetos encaminhados ao comitê e elaboram o parecer final. Os projetos tramitam em uma plataforma, em média por um período entre 30 e 45 dias. No semestre passado, por exemplo, as demandas dos protocolos de pesquisa foram originadas pelas áreas de Ciências da Saúde e de Ciências Humanas e Sociais. No total, foram analisados, no primeiro semestre, 143 protocolos de pesquisa, sendo 73 aprovados, 69 com pendências e um retirado, não sendo constatadas irregularidades.
Saiba mais
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Feevale foi criado para defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, no âmbito da emissão de pareceres sobre projetos de pesquisa. Tem por objetivo se pronunciar, em relação aos aspectos éticos, sobre os trabalhos de pesquisa da Universidade Feevale e de outras instituições, indicadas pela Conep e encaminhados ao comitê, que envolvam seres humanos, visando criar uma política concreta sobre as investigações.