Apresentação do Movimento Coral Feevale integrou as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã
Em noite que marcou a retomada das apresentações presenciais do Movimento Coral Feevale neste período do ano, tradicionalmente realizadas desde 2011, o Teatro Feevale recebeu na noite de sábado, 10, a 10ª edição do Concerto de Natal. As músicas emocionaram o público, que não deixou o local até a última apresentação, que foi a clássica Noite Feliz.
O Concerto de Natal integrou as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã, por representar uma prática musical que foi trazida ao Rio Grande do Sul por imigrantes alemães. Desde 2 de agosto de 2013, o canto coral é um bem de natureza imaterial na cidade de Novo Hamburgo, uma tradição cultural que emerge da comunidade e de suas raízes históricas.
O projeto social Movimento Coral Feevale, que está vinculado ao programa Conexão Cultural e à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, se insere na comunidade local e regional há mais de 20 anos. Suas ações estão voltadas ao desenvolvimento músico-vocal e instrumental em grupo e são oferecidas gratuitamente a todas as pessoas interessadas em aprimorar o seu cantar ou a partilhar seu conhecimento musical e instrumental.
Atualmente, o projeto conta com três coros, dois laboratórios e um grupo instrumental. Na coordenação está a professora Denise Blanco Sant'anna, na regência dos coros e do grupo instrumental Federico Trindade e na preparação vocal Suelen Matter. O programa Conexão Cultural promove ações artístico-culturais, potencializando a difusão da cultura. São desenvolvidos, também, projetos de dança e teatro, e realizados espaços expositivos abertos à visitação da comunidade.
Nesta edição do Concerto de Natal, se apresentaram o Grupo Instrumental e o Coro Unicanto, Coro de Câmara e Coro Canto e Vida. Além disso, o Grupo Upa!, que também tem a regência do maestro Federico Trindade, fez uma participação especial. O programa da noite contou com um repertório diversificado, que reuniu músicas populares e natalinas.
Reconhecimento ao trabalho
Antes da apresentação, foi feito um agradecimento especial ao público presente, entre os quais, o ex-presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilki, fez uma saudação aos presentes, lembrando do papel de uma universidade na formação das pessoas e no desenvolvimento das comunidades. Ele também salientou que o Movimento Coral Feevale ganhou, no mês passado, em Minas Gerais, seis prêmios num concurso internacional de coros.
É um trabalho exitoso, continuado e que nos traz hoje esta edição do Concerto de Natal, que tem um significado ainda maior, pois representa o retorno pleno das atividades do grupo” – afirmou Spilki – “A Universidade faz mais, portanto, do que a educação propriamente dita, ainda que esta seja o cerne da nossa ação. Ela quer participar da vida dos indivíduos como um todo. E a vida também é poesia, música e a plenitude do que fazemos”.
O reitor Cleber Prodanov falou que o Concerto de Natal é importante para a Feevale e para a comunidade.
Esse é um momento de renovação, para pensarmos no que passamos e fazermos projeções para as nossas vidas e das pessoas que amamos. É um momento, também, de reflexão e de um novo tempo que se renova, que se espera que seja positivo”, destacou.
Prodanov ainda comentou sobre os 200 anos do Bicentenário da Imigração Alemã e dos colonizadores que deram origem a muitas comunidades do Vale do Sinos.
Temos muito orgulho das tradições e daquela mensagem que foi trazida há 200 anos e que ainda prossegue”, disse. "Parabéns aos participantes dos coros e do grupo instrumental, que têm feito um trabalho maravilhoso, premiado, que nos proporciona chegar neste final de ano tendo a oportunidade de ouvir o que foi desenvolvido ao longo do ano”, concluiu.
A coordenadora do Movimento Coral Feevale, Denise Blanco Sant’Anna, falou que a noite foi de integração. Com ela, entraram no palco as integrantes do Coro Canto e Vida, muitas delas que já fazem parte do grupo há 24 anos. Ela fez agradecimentos à equipe, pela dedicação ao trabalho, e, também, ao Movimento Teatral Feevale, coordenado pela professora Ângela Gonzaga, que entregou ao público, na entrada do Teatro, pílulas poéticas. O Banco de Alimentos – Região do Calçado também arrecadou alimentos não perecíveis, que foram doados pelo público que compareceu ao evento.
Acompanhe as atividades do grupo nas redes sociais:
Confira as fotos