24/10/2018 - Atualizado 25/10/2018 13h21min
Crédito: Ana Baumkratz
Evento aconteceu no último domingo
Em sua terceira edição, a Corrida Mostratec/Feevale/Sesc, realizada pela Universidade Feevale, Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), ocorreu no último domingo, 21, marcando o início da 33ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A atividade contou com mais de 600 corredores de todas as idades.
A corrida, que, em sua primeira edição, em 2016, foi elaborada para celebrar os 30 anos da Mostratec. “Desde então, tem o intuito de promover o esporte e o lazer, reunindo pessoas de todas as idades”, relatou o diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans. “Nós decidimos marcar os 30 anos com uma corrida e, naquele ano, houve uma procura grande e nos impressionamos. Tem sido muito legal, e agora está marcando o início da feira. Com isso, estamos tentando ter mais um momento de esporte dentro da Mostratec”, explicou.
O evento deste ano ocorreu com percursos de 3km, 5km e 10km, e contou com a participação de corredores profissionais, iniciantes e amadores, como o técnico em eletrônica Vinicius Campos, 24, que, pela primeira vez, esteve presente na Corrida Mostratec. “A minha motivação de vir na corrida foi a questão da saúde, porque correr e melhorar a saúde é algo muito importante”, disse.
Dentre os corredores, estava presente, também o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que, além de correr os 5km, falou um pouco sobre a importância de firmar essa parceria de mais de 15 anos com uma das maiores escolas técnicas do país. “A Fundação Liberato, especialmente quando acontece a Mostratec, é uma parceira de mais de 15 anos da Feevale. A instituição, inclusive, distribui bolsas na premiação. A Fundação é umas das escolas mais renomadas no ensino técnico no Rio Grande do Sul e no Brasil, entã,o é natural a parceria da nossa Universidade com uma escola como a Liberato”, afirmou.
Os corredores receberam, também, cuidados com a coluna, recebendo dos alunos e coordenadores do curso de Quiropraxia pequenas avaliações e avaliando o tipo de restrições e disfunções articulares que cada corredor possuía. Além disso, cuidados com a alimentação e avaliação nutricional, bem como o alongamento e aquecimento dos participantes, foram orientados pelos alunos e coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição da Feevale.