As 120 crianças atendidas pelo projeto social Joga Aurora, desenvolvido pela Universidade Feevale no município de Campo Bom, participaram de duas atividades diferenciadas nos últimos dias. Acompanhadas pela equipe de profissionais e bolsistas do projeto, elas visitaram a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e a Quinta da Estância Grande, em Viamão. O objetivo foi consolidar os aprendizados relacionados ao esporte ao longo do ano.
Os alunos do 4º e 5º ano estiveram na Arena no 17 de novembro, onde assistiram ao jogo entre o time da casa e o Flamengo. A ida deles foi viabilizada pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que isentou os ingressos. No dia 19, as crianças participaram de um passeio de final de ano à Quinta da Estância Grande, em Viamão.
Na fazenda de turismo pedagógico, os alunos do 2º ao 5º ano se envolveram em atividades recreativas e esportivas, como carrinho de lomba, bateria de esportes radicais, futebol de lama, banho de açude e passeio de trator e a cavalo. Segundo a professora responsável pelo projeto, Magale Konrath, além da interação dos beneficiados, a proposta reforça as experiências positivas relacionadas à atividade física.
Os eventos tiveram o envolvimento e apoio dos Embaixadores Comunitários da Nike, parceira na realização do projeto. “Este dia foi especial: muito sol, energia boa, carinho, açude e lama”, opinou a embaixadora Elisa Kinast. A embaixadora Carla Rammé, por sua vez, afirmou: “Sempre que estou junto com as crianças fico feliz em sentir que também mantenho minha alma de criança”.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, o Joga Aurora mostra como as crianças podem se beneficiar do esporte. “Quando esses estudantes chegam no projeto, encontram um lugar para seguir de forma harmônica com a vida. Essa vocação comunitária da Feevale se manifesta em projetos como esse, de mostrar a realidade aos nossos alunos, de educar pela ação”, disse.
Sobre o Joga Aurora
O projeto Joga Aurora, desenvolvido pela Universidade Feevale, com apoio da Nike, possibilita a inclusão social de crianças por meio da prática esportiva, contribuindo na qualidade de vida, no crescimento pessoal e na promoção da cidadania. São beneficiadas 120 crianças, na faixa etária entre 7 e 12 anos, de ambos os sexos.