Ação aconteceu nesta sexta-feira, 17, em parceria com o projeto social Feevale Pet
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale realizou nesta sexta-feira, 17, uma ação de imunização dos animais do Centro Municipal de Recuperação e Bem-estar Animal (Cempra) de Campo Bom. A iniciativa contou com a participação de 20 estudantes da disciplina de Clínica Médica de Animais de Companhia, ministrada pelas professoras Vanessa Feder e Fabiana Schiochet.
Com o objetivo de cumprir os requisitos práticos da disciplina para que os alunos tenham habilidade para realizar ações de imunização, os acadêmicos uniram a necessidade de aprendizagem com um movimento social para os animais do Cempra. A atividade foi a primeira ação realizada em parceria com o projeto social Feevale Pet: manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos de abrigos municipais e imunizou cerca de 20 cães.
Vanessa aponta que é importante que os profissionais da área dediquem um dia para fazer ações em prol dos animais abandonados em organizações não governamentais e lares temporários.
Aqui, além da questão de os alunos aprenderem, na prática, os exames clínicos que devem ser feitos antes da aplicação e entenderem qual é o papel do médico veterinário na vacinação, é importante que eles sejam instigados a participarem de mutirões sociais como esse”, destaca.
Sobre o Feevale Pet
O curso de Medicina Veterinária e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Feevale iniciaram, neste semestre, as atividades do projeto social Feevale Pet: manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos de abrigos municipais. O objetivo do trabalho é contribuir para o controle e prevenção de enfermidades de importância da saúde animal e para a contenção da população de cães e gatos.
O Hospital Veterinário Feevale, localizado no Câmpus III da Universidade Feevale, em Campo Bom, será o local de atendimentos do projeto. Serão atendidos cães e gatos oriundos de canis e abrigos municipais de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e São Leopoldo, além dos animais resgatados por organizações não governamentais (ONGs) e secretarias municipais. O professor Matheus Nunes Weber, coordenador do curso de Medicina Veterinária e líder do projeto, ressalta a importância das ações desenvolvidas pela Universidade voltadas à saúde animal e humana.
Tais atividades reforçam o envolvimento da Instituição na difusão de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão como polo de conhecimento no Sul do país”, destaca.
O Feevale Pet atua de acordo com as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal, à prevenção da ocorrência de enfermidades zoonóticas e ao treinamento de mão de obra capacitada na área. Por meio de sua infraestrutura, a Feevale auxiliará, também, os canis e abrigos municipais que não têm acesso aos equipamentos para a realização de exames de diagnóstico por imagem.
Atento à demanda social, o projeto inicia suas atividades com a realização de exames para detecção e caracterização de agentes virais e parasitários, almejando a redução da ocorrência ou ausência de reincidência de agentes potenciais causadores de doenças em cães e gatos. Outra ação prevista é a castração dos animais na busca de reduzir a população de animais abandonados.