De olho na rua para acolher | Universidade Feevale

De olho na rua para acolher

06/07/2021 - Atualizado 07/07/2021 13h47min

Formação da Feevale capacita agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações voltadas à população em situação de rua

foto

A Universidade Feevale finaliza na próxima sexta-feira, 9, a formação on-line De Olho na Rua: desfazendo estigmas sobre a população em situação de rua. Desenvolvido pelo projeto social Da Rua Para Noia, o curso vem capacitando 30 Agentes Comunitários de Saúde dos municípios de Estância Velha, Campo Bom e Sapiranga para realizarem um trabalho mais acolhedor com as pessoas que estão vivendo em situação de rua. A capacitação também busca auxiliar os participantes a mapearem seus territórios para que possam desenvolver e implementar novas ações às famílias e à comunidade a que são vinculados.

Conforme a professora Lovani Volmer, líder do projeto social da Feevale, a formação é importante para instrumentalizar os participantes quanto ao trato a esse público, bem como para ressaltar a necessidade de se discutir sobre temas dessa natureza, para que essas pessoas em situação de rua não continuem sendo invisíveis. “A formação com os agentes de saúde tem o propósito de desfazer estigmas sobre a população em situação de rua. Além de possibilitar que cada um olhe para seu território, os encontros têm sido ricos espaços de ampliação de conhecimentos e de trocas entre os participantes, enfatizando a importância do trabalho em rede”, afirma.

Entre os agentes que estão participando da formação está Peterson Junior Lessa, de Campo Bom, que destaca que o curso lhe possibilitou uma nova visão sobre o tema e a forma de como enxergar essa parcela da população. “Enquanto profissionais da saúde, temos que ficar mais abertos, acolher em nosso território as pessoas em situação de rua, tendo o dever de discutir essa temática com os colegas e os três princípios do SUS, principalmente a equidade, que é fundamental para que essas pessoas possam ser ouvidas e bem assistidas”, observa.

Do mesmo município, a técnica de enfermagem Cristia Lisiane Azeredo Masschmann, que atua como agente comunitária há quatro anos, revela que a formação amadureceu o conceito de que ela, assim como seus colegas, precisa ser a voz para aqueles que necessitam e estão passando por momentos de dificuldade.

A temática do curso nos oferece a oportunidade de exercitar a empatia e a valorização do ser humano como um todo e de que devemos agir dentro de todas as leis previstas nas políticas públicas a todo tipo de pessoa, sem distinção”, pondera.

O último dos quatro encontros acontecerá nessa sexta-feira, 9. A aula terá a proposta de ajudar os participantes a mapearem os cenários da situação da população em situação de rua das respectivas cidades, além de possibilitar um espaço para troca de experiências e vivências.

Como preparação para chegar a esse momento, o curso, realizado em sextas-feiras desde 18 de junho, abordou temáticas como as políticas públicas dos sistemas únicos de Assistência Social, de Atenção Primária em Saúde e a importância da articulação da Rede. Para complementar as discussões, foram apresentados o projeto social da Feevale, o Centro Pop de Novo Hamburgo como referência na atuação, a cartilha População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo, elaborada em parceria entre o projeto de pesquisa População adulta em situação de rua de Novo Hamburgo/RS: vivências, demandas e possibilidades de intervenção, em parceira com o Da Rua Para Noia e o Centro POP. Também foi exibido o filme Os Invisíveis, produzido por estudantes da Feevale, e apresentado o jornal Vozes da Rua, elaborado por pessoas em situação de rua de Novo Hamburgo.

A equipe do projeto social Da Rua Para Noia já está organizando a próxima edição da formação, que acontecerá no semestre que vem. Ela será destinada a agentes comunitários de saúde de Novo Hamburgo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.