Mostra integra a 22ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 19 de maio
O público pode conferir, no Museu Nacional do Calçado (MNC), a exposição Debret: arte e moda, que integra a 22ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 19 de maio, tendo como temática Museus, educação e pesquisa. A mostra é resultado das atividades desenvolvidas por Charles Ross Lopes, pós-doutorando na Universidade Feevale, em seu projeto intitulado “A relevância da indumentária e da moda como fontes históricas”, com orientação da professora Claudia Schemes.
A exposição é gratuita e aberta à comunidade. É acessível aos deficientes visuais e explora o universo da indumentária feminina. O cuidado ao reproduzir em 3D os detalhes da indumentária usada pela senhora presente em Vendedor de Flores e de Fatias de Coco (1829) reflete o interesse em assegurar que deficientes visuais tenham acesso ao que está sendo retratado na aquarela produzida pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
Charles Ross Lopes é pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Feevale. Com experiência em História da Arte e da Moda, Lopes é um historiador dedicado ao estudo das seguintes temáticas: Jean-Baptiste Debret, história da indumentária e do vestuário, história da moda e corte do Rio de Janeiro entre 1800 e 1830.
Sobre o MNC
O Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.
Sobre a Semana Nacional de Museus
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece anualmente, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que ocorre em 18 de maio. Neste ano, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus será realizada de 13 a 19 de maio. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.