Iniciativa busca facilitar o acesso profissional à indústria da tecnologia e promover diversidade e inclusão no setor
As projeções do mercado de tecnologia indicam a criação de 797 mil vagas de emprego até 2025, conforme dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). No entanto, o desafio central reside na formação de profissionais qualificados capazes de atender a essa demanda em crescimento.
Dessa forma, a Growdev, empresa residente do Feevale Techpark, criou o programa Starter+, que oferece bolsas integrais e parciais para programas de formação alinhados às necessidades do mercado e conectados com oportunidades reais de ingresso na área de tecnologia. O objetivo é eliminar as barreiras de entrada de profissionais nessa indústria e promover diversidade e inclusão no setor.
Podem se candidatar mulheres, cis ou trans, e pessoas autodeclaradas negras, a partir dos 17 anos; é necessário possuir computador com webcam e acesso à internet e ter ensino médio em andamento ou concluído. As inscrições podem ser feitas, até 30 de abril, em growdev.com.br, mesmo endereço onde está disponível o edital do programa. O curso se inicia em 17 de junho.
O conteúdo do programa conta com quatro blocos, em que serão tratados desde os fundamentos da programação e tecnologia até o desenvolvimento de um software completo com front-end e back-end. Para o fundador da Growdev, Manoel Roldão, o Starter+ é uma extensão natural do propósito da empresa. “Nosso objetivo é suprir o déficit de mão de obra qualificada na área tecnológica e, ao mesmo tempo, impactar positivamente a vida de pessoas e empresas. Estamos comprometidos em fazer a diferença, e o programa Starter+ é um passo importante nessa jornada”, afirma. Fundada em 2019, a Growdev atua no desenvolvimento de software e na formação e seleção de profissionais de TI.