Instituições mantém acordo de cooperação internacional para mobilidade docente e discente e desenvolvimento de pesquisas
Representantes do Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, estiveram na Universidade Feevale nesta quinta-feira, 25, para uma série de compromissos junto à Instituição. Durante a manhã, Dina Amaro, diretora de Relações Internacionais do IPL, e Naide Martins, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, ministraram a palestra Estudar e viver em Portugal aos alunos da Escola de Aplicação Feevale e, depois, visitaram o Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I.
À tarde, foram recepcionadas pela diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari; pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Luis Henrique Rauber; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Daniel Conte; e pelos professores Everton Rodrigo Santos e Saraí Schmidt, dos PPGs em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais.
Paula pontuou que as visitantes vieram ao Brasil para cumprir, em São Paulo, uma agenda de atividades em educação internacional. “Como o Instituto Politécnico de Leiria é um dos nossos principais parceiros internacionais, era importante aproveitar a presença de vocês para conhecermos o que há de atualizações no IPL e para compartilharmos o que temos trabalhado com Portugal”, disse.
Dina afirmou que ambas as instituições têm um papel cada vez mais importante na internacionalização acadêmica. "Nós, enquanto parceiros internacionais, temos o dever de tentar - por meio dos intercâmbios, pesquisas e projetos que desenvolvemos no ensino superior - criar um futuro melhor para as próximas gerações”, indicou.
Após a recepção, as visitantes se reuniram com professores do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social para discutir projetos de pesquisa que as duas universidades têm em conjunto. Mais tarde, elas se encontraram com alunas de Enfermagem e Nutrição da Feevale, que se preparam para o programa Observership, em que farão intercâmbio para o IPL. Por fim, Dina e Naide participaram de uma aula dos cursos de Turismo e Gastronomia, onde falaram sobre oportunidades de atuação, em Portugal, para ambas as áreas.