Aline Fenker é egressa da Feevale e está à frente da Nastra, marca de sapatos autorais e sem distinção de gênero
Aline Fenker. Crédito: Bernardo Speck
Acadêmicos do curso de Moda da Universidade Feevale participarão, nesta quarta-feira, 17, de uma oficina ministrada pela idealizadora da marca Nastra, Aline Fenker. Egressa da Instituição, a designer desenvolve calçados autorais e sem distinção de gênero, com o propósito de celebrar diferentes estilos de pessoas e belezas. Para isso, cria sapatos com conforto e qualidade aliados a um diferencial estético, misturando moda e arte através de um ambiente sem preconceitos.
A oficina será ministrada aos estudantes da disciplina de Aparência e Diversidade, a partir das 19h30min, na sala 203 do prédio Verde, localizado no Câmpus II. A professora responsável pelo componente curricular, Marina Seibert Cezar, explica que a atividade objetiva oferecer uma prática relacionada às questões de beleza e concepção da fealdade abordadas na disciplina.
Trataremos sobre o que está sendo proposto de microtendências e sobre como o conceito do perfeito é, historicamente, negociável. Então, partiremos para a desconstrução dessas expectativas, pensando em criações inquietantes, que servirão de antíteses de tudo aquilo que é convencionado”, aponta.
A docente indica que o importante não serão as criações em si ou os resultados, mas que os acadêmicos se desacomodem e desenvolvam peças autorais.
Sobre a marca
A Nastra foi concebida e idealizada em 2018, tendo sido, por dois anos, incubada no Feevale Techpark. À frente da marca, a designer gaúcha Aline Fenker é responsável por toda a gestão do negócio, desde a criação dos modelos e fotografias dos produtos até a administração do site, das redes sociais e do envio dos produtos.
Já a parte produtiva é feita com o auxílio de um modelista técnico que também faz a gestão da produção dos pedidos. Todos os calçados são fabricados sob encomenda e desenvolvidos com sobras de couros de outras marcas e tecidos feitos de garrafas pet recicladas. Os modelos não possuem distinção por gênero e a numeração vai do 33 ao 44 (sapatos, botas e sandálias) e do 34 ao 43 (tênis). Acesse o site para saber mais: www.nastrashoes.com.br.
Crédito: Aline Fenker