Dados indicam que trabalhadores graduados recebem salários mais altos
O relatório Education at a Glance, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), lançado no ano de 2022, indica que trabalhadores com formação universitária possuem salários até três vezes mais altos em relação a trabalhadores não graduados. Os dados indicam, também, que a taxa de emprego entre pessoas de 25 a 34 anos com ensino superior no Brasil é de cerca de 24 pontos percentuais maior do que entre pessoas com nível de escolaridade abaixo do ensino médio.
Eduardo Kayser, que se graduou em 2010 pelo curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Feevale, assumiu o cargo de Chief People Officer (diretor de pessoas) na empresa catarinense AMcom, especializada em tecnologia. O objetivo do cargo é promover o processo de crescimento e fortalecimento da cultura da empresa. Segundo Kayser, alguns dos desafios da função estão ligados ao desenvolvimento de colaboradores, programas de saúde emocional e diversidade. “A AMcom é uma empresa com um propósito de transformação por meio da tecnologia. Desenvolvemos soluções tecnológicas que são referência e geram um impacto importante em nossos clientes e na sociedade por intermédio das nossas pessoas”, explica.
Durante o período de graduação, Kayser atuou como voluntário em diversos projetos da Universidade Feevale, que proporcionaram a experiência prática dos conteúdos abordados em aula. Ele atuou em uma organização que promove o desenvolvimento das lideranças e intercâmbio para projetos sociais, trabalhando na seleção, integração e desenvolvimento de novos voluntários.
Eduardo atuou, também, na Plano 1 Consultoria Júnior da Feevale, onde administrava a área de RH, sendo responsável pelo processo de contratação, desenvolvimento e locação dos consultores voluntários, além de realizar o acompanhamento de performances, sucessão e a jornada de experiência. “Ao longo da minha trajetória na graduação, pude colocar em prática o conhecimento e transformá-lo em competências. Meu estilo questionador e curioso em aprender foram de extrema importância para ter uma experiência completa, transformando os conteúdos em habilidades e atitudes”, destaca. “O curso de Gestão de Recursos Humanos foi fundamental, pois além das atividades práticas tínhamos seminários, convidados dos professores que dividiam suas experiências e desenvolvimento de competências necessárias, sempre trazendo conteúdo e boas práticas que eram possíveis de aplicar no outro dia.”, continua.
Após a graduação, Kayser retornou à Universidade como convidado para ministrar aulas de pós-graduação, cursos de qualificação e aulas magnas do curso de Gestão de Recursos Humanos. “Durante as minhas participações como ministrante, falei para os acadêmicos sobre o meu plano de carreira, que envolveu experiências de ampliação do meu escopo de trabalho, cursos de formação executiva e formações em coaching executivo”, ressalta. “É de grande importância ter uma graduação no currículo que nos prepare para o mercado de trabalho e que dê oportunidades. As experiências que adquiri e o meu planejamento foram fundamentais para que pudesse me preparar para a posição em que estou hoje”, finaliza.