Daiana de Leonço Monzon foi convidada pela Fapergs a integrar comitê do Programa
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, foi convidada, pelo Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a integrar o Comitê Avaliador do Programa Doutor Empreendedor (PDEmp). Com isso, dará uma importante contribuição para o desenvolvimento da pesquisa científica no Estado.
O programa, lançado pela Fapergs em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), tem como objetivo transformar ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis. A intenção é levar conhecimento e tecnologias geradas nas universidades e centros de pesquisa para o mercado, resultando na criação ou no fortalecimento de empresas de base tecnológica.
Serão fomentados projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores, realizados por doutores apoiados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Estado.
Para o edital que finalizou as inscrições em 31 de maio, será destinado um total de R$ 7.480.000,00. A divulgação final das propostas aprovadas deverá ocorrer até o dia 4 de agosto.
Daiana afirma que é uma satisfação, para a Universidade Feevale, ter essa representação em uma comissão de avaliação do programa Doutor Empreendedor.
É uma nova etapa, onde a Fapergs abre as portas para que não só os pesquisadores, mas, também, pessoas ligadas à inovação, possam avaliar as propostas participantes desse processo seletivo”, ressalta. "É muito importante termos sido chamados e reconhecidos como uma das representações na área de inovação, pois percebemos o quanto estamos nos destacando e o quanto essa área faz toda a diferença para sermos reconhecidos por uma entidade como esta”, finaliza.