14/12/2018 - Atualizado 10h26min
Conteúdo lançado por Alessandro Lima é inédito no Brasil
O professor da Universidade Feevale, Alessandro Lima, lançou o livro Substance Designer: introdução à texturização procedural. A obra, sexta publicação sobre computação gráfica de Lima, apresenta conteúdo inédito no Brasil sobre o uso da nova ferramenta, intitulada Substance Designer. O livro está disponível pelo link abaixo.
A publicação conta com um artigo publicado por Juliano Silveira, profissional da indústria de jogos, e com prefácio escrito por Sébastien Deguy, CEO e fundador da empresa Allegorithmic, da França, que fabrica a ferramenta. O professor também foi responsável pelo acordo de parceria entre a empresa e a Feevale para uso em laboratório e projetos acadêmicos, recebendo licenças da fabricante.
“O Substance Designer vem como uma alternativa para quem faz texturas e tem a vantagem de que, diferente do Adobe Photoshop, que é limitado pelo tamanho da textura em pixel (largura e altura), o arquivo não tem resolução finita. Então, a ferramenta te dá um tamanho de arquivo baixíssimo e uma qualidade muito grande”, explica Lima. A ilustração de capa do livro é uma imagem conceitual do jogo Ballistic, da Aquiris Game Studio, em que o docente da Instituição foi colaborador e conheceu a ferramenta.
A obra foi publicada neste ano pela editora Ciência Moderna. A Universidade recebeu exemplares do livro, que estão disponíveis para empréstimo no acervo da Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, localizada no Câmpus II, em Novo Hamburgo.