A obra foi desenvolvida por acadêmicos do curso de Produção Audiovisual da Feevale
Membros da Sociedade Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo, também conhecida como Cruzeirinho, prestigiaram, no último fim de semana, uma apresentação do documentário Cruzeiro: 100 anos. A obra foi produzida por oito estudantes da disciplina Projeto em Cidadania, do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, para as comemorações do centenário do primeiro clube social negro do Vale do Sinos. A exibição aconteceu no sábado, 26, na sede da Cruzeirinho, no bairro Primavera, durante a posse da nova gestão.
Na oportunidade, o professor responsável pelo projeto social Aruanda: morada da cultura e da história afro-brasileira, Edemilson Pujol, e acadêmicas do curso de Produção Audiovisual falaram sobre o documentário. “Foi um momento extremamente gratificante, em que membros da comunidade e da Sociedade se emocionaram”, relata a professora Rosi Souza Fritz, que também participou do encontro.
Sobre a Sociedade Cruzeiro do Sul
Fundada em 28 de outubro de 1922, a partir da organização em torno do futebol e do carnaval, a Sociedade Cruzeiro do Sul foi o primeiro clube social negro do Vale do Sinos. Com o passar do tempo, se transformou em um espaço de vivências sociais e educacionais. Em 2017, a entidade foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade de Novo Hamburgo, em reconhecimento às suas práticas culturais e reforçando a sua importância para a comunidade.