Alunos do PPG em Processos e Manifestações Culturais apresentam trabalhos no evento, que segue até esta sexta-feira
Os doutorandos Daniel Keller e Patrícia Spindler, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, estão participando do congresso “Educación superior del futuro: transformación social, calidad, pertinencia y sostenibilidad”. O evento, que acontece em Havana (Cuba), começou nesta segunda-feira, 5, e segue até sexta-feira, 9.
A convocatória do congresso se baseia no quadro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU). Os dois trabalhos farão parte do Simpósio 3: Extensão universitária, compromisso e transformação social para um desenvolvimento sustentável.
O trabalho de Daniel Keller, que será apresentado de forma online, tem como tema “Educação superior e transformação social" e aborda como os projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades, especialmente em cursos de Moda e Design, atendem demandas da comunidade externa, trabalhando no atendimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU no relatório 2030. As ODSs são metas compartilhadas globalmente entre iniciativa pública e privada, incluindo as instituições de ensino para a preservação da qualidade de vida global, das culturas dos povos e respeito às identidades.
O trabalho, escrito em coautoria com a professora Claudia Schemes, fez uso do estudo de caso de uma ação extensionista da Universidade Feevale. Nela, houve a adaptação de uma exposição no Museu Nacional do Calçado (MNC) para pessoas com deficiência visual. Na ocasião, alunos do curso de Moda, orientados pela professora, se dedicaram a entender as necessidades do público, desenvolvendo estratégias, produtos, itens e recursos para a experiência da exposição no Museu.
Patrícia Spindler estará presencialmente apresentando o trabalho “Processos de subjetivação e cinema: ficção e realidade”, que é orientado pelo professor Daniel Conte. Ela é professora e realiza um projeto de extensão em uma escola estadual de Novo Hamburgo com graduandos em Psicologia, com a temática cinema. Seu trabalho é realizado na Faculdade de Psicologia da IENH, onde leciona o componente curricular Intervenções em Psicologia Social. Os graduandos realizam intervenções em psicologia social no Ensino Médio, a partir da exibição de filmes, documentários, episódios de séries ou curta-metragem, seguidos de debate e intervenção.
Os resultados são potentes, tanto para o público-alvo, que são os alunos adolescentes do Ensino Médio, como em relação ao protagonismo dos universitários. Para o ensino em Psicologia é algo significativo, pois a relação da ciência com a arte fortalece as possibilidades de atuação da Psicologia, que se firma enquanto prática inclusiva, democrática e plural para compor com a subjetividade contemporânea pelo viés ético, estético e político.
Divulgar ações das universidades em atendimento às demandas comunitárias em um evento mundial é uma forma de disseminar o conhecimento científico, reforçando o olhar social que os acadêmicos desenvolvem em projetos de extensão, hoje exigidos pela legislação do ensino superior no Brasil. Os financiadores dos trabalhos dos doutorandos são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Feevale.
Daniel Keller é designer, mestre e doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Sua orientadora é a professora Claudia Schemes.
Patrícia Spindler é psicoterapeuta, psicóloga da prefeitura de Novo Hamburgo, mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, professora da Faculdade de Psicologia IENH e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Seu orientador é o professor Daniel Conte.