Mateos Quadros estreará na Casa de Criadores nesta sexta-feira, 8
Fotos: Esley Rodrigues
Apenas um ano após se mudar de Novo Hamburgo para São Paulo, o designer Mateos Quadros, egresso do curso de Moda da Universidade Feevale, estreará em um dos mais importantes eventos de moda do país. Nesta sexta-feira, 8, às 17h, o diretor criativo da marca que leva seu nome apresentará a coleção Debut na 53ª Casa de Criadores, que acontece até 10 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O evento busca apoiar talentos criativos, conectando a moda com diversas outras linguagens artísticas. A programação abrange desfiles, performances, exposições, fashion filmes e shows, e apresenta dez marcas estreantes num total de 47 apresentações autorais.
Debut conta com características próprias da marca, que mescla processos tecnológicos e manuais para, através da impressão 3D, construir uma série de objetos vestíveis. A coleção busca, a partir de elementos biomórficos, estabelecer pontos de convergência estruturais entre comunidades de protozoários e fungos e a moda. Nas peças, tecidos plissados são sobrepostos por formas tridimensionais fractais, assimétricas e orgânicas, desenhadas por polímeros.
Mateos Quadros
O desfile da Mateos Quadros será transmitido ao vivo pelos perfis da Casa de Criadores nas redes sociais. O diretor criativo explica que a oportunidade surgiu a partir da submissão de um projeto, que foi selecionado pela organização do evento e que possibilitou sua participação como designer estreante.
“É muito feliz poder existir criativamente, em conjunto com uma série de outros designers, dentro de um espaço histórico e de relevante propulsão da moda nacional. Em espaços como esse, há uma celebração e afirmação pública da nossa capacidade inventiva”, destaca. A Casa de Criadores é uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura.
Primeira coleção foi criada ainda na graduação
Quadros, que tem 26 anos, conta que criou sua marca homônima de forma inconsciente, durante o trabalho de conclusão do curso de Moda, no qual precisou desenvolver uma coleção. “Penso que a graduação foi o ponto inicial para a vivência e a experimentação das múltiplas ramificações e possibilidades da profissão”, afirma.
Atualmente baseada em São Paulo, sua marca conta com a criação de uma coleção cápsula anual, confecção própria e comercialização de peças sem gênero - à pronta-entrega na loja multimarcas Pinga, na capital paulista, e sob medida no ambiente virtual, com envio para todo o território nacional.